MAIORIA DAS FUMAGEIRAS INICIA COMPRA NO DIA 11 DE JANEIRO

Santa Cruz do Sul/RS – A maioria das indústrias fumageiras vai iniciar só em janeiro a compra do tabaco da safra 2015/16. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, acredita que o recebimento da produção ocorrerá somente a partir do próximo dia 11.

É nesse dia que a Philip Morris Brasil (PMB) iniciará a compra. O calendário vai até o segundo semestre do ano que vem. Responsável pelos assuntos corporativos da empresa, Felipe Bremm confirma que a PMB está ajustando para baixo a estimativa de produção devido aos temporais que atingiram todo o Sul do Brasil desde setembro. A fumageira inclusive lançou um plano de auxílio para seus produtores integrados.

SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO PREÇO TERMINA SEM DEFINIÇÃO;
PRODUTORES PEDEM REAJUSTE DE 17,7%

Outras duas empresas que devem abrir a compra no dia 11 de janeiro são Universal Leaf Tabacos e Alliance One. A exemplo da PMB, a Universal Leaf também prevê quebra de safra devido principalmente às fortes granizadas. Mais de 30 mil lavouras foram atingidas no Sul do Brasil, segundo a Afubra.

A Japan Tobacco International (JTI) ainda não definiu quando abrirá o período de compra. A expectativa de todas as empresas é que a comercialização seja lenta nas primeiras semanas justamente devido à quebra de produção, o que poderá favorecer os produtores na hora de negociar valores.

A Souza Cruz é única fumageira que já está comprando tabaco da safra 2015/16. A Afubra diz que a empresa recebe tabaco desde o início do mês. “Além da usina de processamento de Santa Cruz do Sul, o produto também é proveniente de outros locais onde ela tem setores de compra instalados, como Araranguá (SC), Blumenau (SC) e Rio Negro (PR)”, afirma Benício Werner.

Trabalhadores de indústria de processamento de tabaco em Santa Cruz

Souza Cruz recebe tabaco desde o início do mês

Gabriela Etges/Gazeta do Sul
redacao@gazetadosul.com.br

Share
2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *