Expoagro Afubra 2015 está em intensos preparativos

Rio Pardo/RS – A Expoagro Afubra, exposição agropecuária que a Associação dos Fumicultores do Brasil realiza desde 2001, agora em sua 15ª edição, nos dias 24, 25 e 26 de março, está em fase de intensos preparativos para repetir o sucesso que vem alcançando. Neste ano, integra também as comemorações dos 60 anos de existência da Afubra e, como prevê o estatuto da entidade e o evento já desde o início, é direcionada a divulgar e promover a diversificação de atividades dos produtores.

Os preparativos estão em pleno andamento no parque de exposições localizado em Rincão del Rey, município de Rio Pardo, e na divulgação do evento junto a mais de 170 municípios no Estado e inúmeros representantes públicos e institucionais, informa o engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, coordenador geral da Expoagro Afubra. O lançamento oficial vai ocorrer dia 6 de março próximo.

Opções de produção e complementação de renda voltam ao debate no 7º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais da Expoagro Afubra 2015, que irá reunir representantes das entidades ligadas aos produtores de tabaco e dos órgãos e poderes públicos. Conforme Benício Werner, presidente da Afubra, o momento servirá para para reforçar a abertura conquistada no documento final da 6ª Conferência das Partes (COP 6), em outubro de 2014, na Rússia, de incluir os fumicultores na discussão do aumento da diversificação nas áreas produtoras de tabaco.

Muitas áreas e estruturas do parque vão oferecer informações sobre culturas e atividades de interesse dos produtores, a começar pela parceria das empresas públicas de pesquisa (Embrapa) e extensão (Emater/RS-Ascar), e ainda diversas unidades privadas, na divulgação de tecnologias e produtos. A Emater vai atuar em 11 parcelas temáticas focadas na sustentabilidade, incluindo o turismo rural, que também será tema de seminário, junto com a Afubra e associação do setor no Vale do Rio Pardo (Aturvarp).

TERRA E ÁGUA

A conservação do solo e da água, no ano internacional dedicado ao solo, merecerá atenção especial em palestra e debate do Comitê da Bacia do Vale do Rio Pardo. A invenção de máquinas para agricultura familiar receberá destaque no Prêmio Afubra/Nimeq (Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas – Ufpel), com apoio do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Neste ano, o prêmio terá também a participação de empresas (inscrições até 13 de março), além da categoria inventor, que inscreve até 16 de fevereiro.

Dinâmica de máquinas, Dia do Arroz, exposição de animais (gado leiteiro, ovinos, aves), feira de agroindústrias familiares e espaço cultural sobre os 60 anos da Afubra, entre outras, integram o grande universo de atrações da 15ª edição da Expoagro. O evento é considerado o maior no âmbito da agricultura familiar do Brasil. Mais de 400 expositores estarão presentes e novamente um grande público é esperado pelos organizadores para prestigiar a exposição.

Benno Bernardo Kist
benno@editoragazeta.com.br
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *