Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

RESENHA: LIVRO RESGATA OS 60 ANOS DA AFUBRA

Santa Cruz do Sul/RS – A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comemora seis décadas de fundação no próximo dia 21. Para marcar a data e o ano do aniversário, a entidade publicou o livro “Afubra: 60 anos de um ideal”.

A apresentação ocorreu no lançamento da Expoagro Afubra 2015, no último dia 6. A criação da entidade, em 1955, foi motivada pela necessidade de prestar algum tipo auxílio aos fumicultores que tinham as lavouras devastadas por tempestades de granizo. Um ano depois, em 1956, já vigorava o Sistema Mutualista da Afubra, que, atualmente, conta com 118 mil lavouras inscritas e 103 mil associados.

A elaboração do livro foi coordenada pelo jornalista Mário André Poll. Ele também escreveu os textos em parceria com a jornalista Heloísa Letícia Poll. O próprio Mário vivenciou parte da história contada no livro, uma vez que gerenciou o departamento de comunicação da entidade durante quase 20 anos. “Tenho grande estima pela Afubra, pelo aprendizado que me proporcionou e pelas relações profissionais conquistadas no País e no exterior”, relata. Lamenta que, às vezes, a entidade não seja reconhecida pela atuação idônea desde a fundação.

Percorrendo as páginas de “Afubra: 60 anos de um ideal”, o leitor vai descobrir como a associação nasceu e se consolidou ao longo de sua trajetória. Ainda conhecerá seu idealizador e fundador, Harry Antonio Werner, pai do atual presidente, Benício Albano Werner.

Além deles, a edição destaca outras personalidades que foram – e ainda são – importantes para Afubra continuar sua atuação em defesa dos fumicultores da região sul do País. Os mais de mil colaboradores são reconhecidos e, de certa forma, homenageados em textos e fotografias. Os responsáveis por departamentos, setores e gerentes foram convidados a expressarem seus sentimentos em relação à Afubra.

Livro: Afubra: 60 anos de um ideal
Coordenação geral: Mário André Poll
Textos: Heloísa Letícia Poll e Mário André Poll
Fotos: Lula Helfer e Arquivo Afubra
Diagramação: Gelson Pereira
Revisão: Erna Regina Reetz
Impressão: Gráfica LupaGraf, Santa Cruz do Sul (RS)
Tiragem: 5.000 exemplares

Cleonice de Carvalho
cleonice@editoragazeta.com.br
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *