Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Vera Cruz conhece nova turma de jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal

Vera Cruz/RS – O município de Vera Cruz, mais uma vez, recebe o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. A turma de jovens aprendizes foi apresentada nesta quarta-feira, 10 de abril. Estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 14 e 17 anos, no contraturno eles desenvolvem atividades no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”.

Devidamente aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e cadastrado no Ministério da Economia e Superintendência Regional do Trabalho, o curso totaliza 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Por meio da Lei da Aprendizagem, os adolescentes são contratados por empresas associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal como jovens aprendizes. No entanto, nenhuma atividade é realizada nas empresas. Toda a carga horária é cumprida no âmbito do curso de formação, tanto na instituição parceira, como em pesquisas junto à família, na comunidade, além de viagens de estudo e visitas técnicas.

Os vinte jovens participantes foram contratados pela Souza Cruz, empresa associada ao Instituto. O Instituto é responsável por coordenar a implantação da turma, desde a busca ativa por candidatos – iniciada ainda em 2018 com apoio das equipes de campo das empresas associadas e agentes locais da educação, saúde e assistência social. Também fornece os materiais e uniforme, além de manter a equipe de educadores sociais altamente qualificados a partir da metodologia desenvolvida especialmente para o Programa.

O diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, participou do evento que contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades e sindicatos, associados e sócios fundadores do Instituto, além dos parceiros, familiares e comunidade escolar. “Nosso programa vem para complementar a educação escolar, sendo especialmente voltado para os jovens rurais. E, considerando que a tecnologia vem permitindo uma série de avanços, os jovens precisam estar cada vem melhor preparados para a sucessão”, frisou Schünke.

Com projeto pedagógico criado especialmente para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, as atividades estão divididas em cinco eixos curriculares: estudo e análise das propriedades rurais; diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais; mapeamento de parcerias e alianças estratégicas; desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade; e criação e estudo de viabilidade de um produto.

Em Vera Cruz, as atividades acontecem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Walter Dreyer, conduzidas pela educadora Ana Paula Justen, e contam com o apoio da secretaria municipal de Educação e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ao município, cabe viabilizar o deslocamento diário dos aprendizes, os mantimentos para os lanches e almoços. Já a 6ª CRE media a cessão de espaço físico nas dependências da escola.

Ferraz já não é mais a mesma e certamente será diferente no final do ano. Já pude presenciar a mudança e muita coisa boa pode acontecer quando a comunidade está engajada para o novo. Agradecemos a todas as entidades e parceiros dessa iniciativa, bem como as famílias. Este é um programa que já está dando frutos em Vera Cruz e na região, e podem dar ainda mais. Aos jovens fica a responsabilidade de aproveitar bem a oportunidade”, disse o secretário municipal de Educação, Cláudio Stoeckel.

Entre os tantos convênios que temos assinado, este se destaca pela aprendizagem efetiva aos nossos jovens, com uma visão diferente, empreendedora, gestora e, principalmente, rural”, coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

PRÓXIMOS EVENTOS

  • 11 de abril, quinta-feira
  • 9h30: Boqueirão do Leão, no salão da comunidade de Alto Boqueirão, ao lado da escola EMEF Marino da Silva Gravina
  • 14 horas: Herveiras, no ginásio da EMEF General Osório

SOBRE O INSTITUTO – O Instituto Crescer Legal é a primeira instituição brasileira a oferecer uma formação voltada à Gestão Rural e ao Empreendedorismo para adolescentes filhos de produtores e trabalhadores rurais na cultura do tabaco. Inova também ao proporcionar um curso de gestão com rendimentos mensais, por meio da Lei da Aprendizagem, permitindo ao jovem renda própria e possibilitando seu afastamento de trabalhos impróprios para a idade. Além disso, estimula o protagonismo do jovem, possibilitando uma atuação consciente e cidadã, para que possa ser agente do seu próprio futuro. Esta é a terceira edição do curso do Programa de Aprendizagem. As cinco primeiras turmas iniciaram as atividades em 2016 concluíram o curso em 2017 (84 formandos). E em 2018, 120 adolescentes de sete turmas receberam seus certificados.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *