Todos rumo à Expoagro Afubra

Rio Pardo/RS – Começa a contagem regressiva para a Expoagro Afubra 2015, que acontece entre os dias 24 e 26 de março em Rincão Del Rey, às margens da BR 471, km 161, no interior de Rio Pardo. Aquela que é reconhecida como a maior feira agrícola voltada à pequena propriedade rural no Brasil teve seu lançamento oficial nesta sexta-feira, em almoço festivo no próprio parque do evento.

Presidente detalha as novidades da Expoagro (foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul)

Presidente Benício Werner repassa a história da Afubra (foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul)

Centenas de lideranças e autoridades regionais e estaduais prestigiaram a solenidade. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, representou o governador José Ivo Sartori, que confirmou presença na cerimônia de abertura. Também estiveram presentes o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin; o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edson Brum, que é natural de Rio Pardo; e vários deputados federais e estaduais. O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, igualmente esteve na cerimônia.

As boas-vindas aos participantes vieram do presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. Em seguida, o coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, detalhou a programação, mencionando as novidades da edição 2015. Mais de 400 expositores, entre empresas, instituições e entidades, estão confirmadas. O parque conta com infraestrutura completa para recepcionar dezenas de milhares de visitantes. Como tem sido a tônica ao longo das edições anteriores, o estímulo à diversificação das pequenas propriedades rurais, a troca de experiências e a difusão de novas tecnologias orientam a Expoagro.

Entre as atrações constam seminários, fóruns, palestras, dinâmicas de máquinas, eventos específicos voltados a arroz, piscicultura, ovinos, aves, reflorestamento, hortigranjeiros, agroindústrias e gado de corte e de leite, entre outros. Dornelles mencionou a nova edição do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar, realizado em parceria com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Pelotas), com apoio do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A categoria de 2015 prevê o reconhecimento a projetos na categoria Inventos de Empresas.

OS 60 ANOS

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, enfatizou especialmente as comemorações, em 2015, dos 60 anos de existência da entidade, que transcorrem no dia 21 de março. Ao resgatar a trajetória, Benício mencionou, por exemplo, as primeiras reuniões de produtores realizadas em meados da década de 1950 na casa comercial de seu pai, Harry Antonio Werner, em Trombudo, então interior de Santa Cruz do Sul e hoje pertencente ao município de Vale do Sol (RS). Foi a partir da mobilização de diversas famílias que a entidade ganhou forma.

Seu Harry, além de fundador, foi também o primeiro presidente da Afubra e um dos mobilizadores em torno das preocupações que nortearam a filosofia da entidade: a criação de um seguro mútuo contra precipitações de granizo, que dizimavam muitas lavouras, deixando as famílias sem a renda advinda dessa atividade; o fomento à diversificação de fontes de renda nas propriedades, a assistência técnica e a defesa dos interesses gerais dos produtores.

LIVRO COMEMORATIVO

A cerimônia de lançamento da Expoagro serviu de ocasião para a apresentação formal de uma publicação especial alusiva aos 60 anos da entidade. Em 76 páginas, o livro “60 anos de um ideal” foi elaborado com coordenação do jornalista Mário Poll e consta de recortes dos principais momentos da Afubra em fotos e textos. Todos os participantes receberam exemplares.

Livro resgata momentos marcantes dos 60 anos da Afubra (foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul)

Livro resgata momentos marcantes dos 60 anos da Afubra (foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul)

Romar Beling e Michelle Treichel
romar@editoragazeta.com.br
michelle@gazetadosul.com.br
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *