Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Emperra negociação do preço com três empresas

Santa Cruz do Sul/RS – Foram infrutíferas as reuniões realizadas nesta quinta-feira com as três empresas fumageiras que ainda não fecharam acordo do preço do tabaco da atual safra. Os encontros entre representantes dos produtores e da indústria ocorreram em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

A intenção era de que Alliance One, China Brasil Tabaco e Universal Leaf voltassem atrás e reajustassem em 6,4% o preço do tabaco para todas as classes, tanto do Virgínia quanto do Burley. As três empresas se mostraram irredutíveis em suas decisões, informou a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, representantes das empresas argumentaram que estão enfrentando dificuldades no mercado internacional. Entre elas estão a concorrência com os países africanos e também os elevados níveis de estoque, consequência da queda nas exportações. Em 2014, exemplificou Werner, o setor exportou 25% menos que no ano anterior.

Com estas respostas, a comissão dos representantes dos fumicultores do Sul do Brasil pretende levar o assunto adiante. “Consultaremos os jurídicos das entidades para tomarmos outras medidas, pois existe um documento assinado por todas as empresas se comprometendo a reajustar o preço do tabaco em, ao menos, o custo de produção”, revelou.

O presidente da Afubra reforçou que estas empresas poderiam cobrir a elevação do custo, a exemplo das demais, devido ao câmbio favorável ao setor. “Se o dólar ficar entre R$ 2,85 e R$ 2,90 já será altamente rentável para os exportadores.”

A representação dos fumicultores é formada pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos trabalhadores rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Cleonice de Carvalho, com informações da Assessoria de Comunicação da Afubra
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *