Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Agricultor tem a extensão rural como aliada no campo

Santa Cruz do Sul/RS – A Emater/RS-Ascar do município aposta em parcerias com os produtores rurais para ampliar a difusão de informações no campo e, consequentemente, contribuir para a produtividade e renda das famílias. Um dos projetos desenvolvidos ao longo deste ano enfocou a importância do correto manejo na alimentação dos rebanhos leiteiros. Na propriedade do agricultor Jair Paulo Breunig, na localidade de Júlio de Castilhos, o técnico agrícola Vilson Pitton acompanhou o desenvolvimento de áreas demonstrativas com pastagens de inverno, semeadas no final de maio.

Segundo o extensionista, na propriedade foram realizados três pastejos com vacas de leite – em cada um dos processos houve o corte de uma amostra para averiguar a quantidade de produção de forragem aos animais e a velocidade do rebrote. “Nesta unidade de acompanhamento, foram plantadas duas variedades de azevém, duas de trigo duplo propósito, uma de centeio, uma de cevada e uma de aveia preta”, explica. A principal novidade é o trigo, que serve para pastejo e, posteriormente, pode ser aproveitado para colheita de grãos.

Além disso, Pitton reforça que as variedades de azevém implantadas na lavoura da família Breunig produzem forragem pelo menos uns 30 dias após as espécies comuns conhecidas atualmente. “Conseguimos prolongar a oferta de pasto e suprir a falta de pastagens nesta época do ano, período em que as pastagens de inverno estão na fase final de produção e as de verão só ficarão disponíveis para o pastejo em meados de novembro.” Na região, o azevém, a aveia e agora o trigo duplo propósito são as variedades mais indicadas para a bovinocultura de leite.

O trabalho de extensão rural proposto pela Emater/RS-Ascar reforça aos produtores que o planejamento alimentar dos bovinos é muito importante. “Quando vamos implantar qualquer espécie de pastagem, devemos realizar uma análise de solo para fazer a correção com calcário e também a adubação de base de cobertura conforme a necessidade da área. Dessa forma, a produção de forragem é muito maior e o rebrote acontece muito mais rápido”, explica Pitton.

Hoje a alimentação à base de pasto apresenta os menores custo para o leite, podendo ser complementada com silagem e ração. Em Santa Cruz, o produtor Jair Paulo Breunig conhece essa premissa. Atento às novidades na área agronômica, aceitou a parceria proposta pela Emater/RS-Ascar e ainda abriu as portas de sua propriedade para mostrar os resultados obtidos. Em outubro, durante tarde de campo promovida com apoio da Embrapa e empresa Boqueirão, ele trocou experiências produtivas com outros agricultores do município.

Michelle Treichel
michelle@gazetadosul.com.br
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *