Telmo assume Amprotabaco com objetivo de expansão

Texto: João Pedro Kist (joaopedro@gazetadosul.com.br)

Santa Cruz do Sul/RS – O prefeito da Capital Nacional do Fumo voltou ao comando da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A nova composição da diretoria foi eleita por aclamação ontem à noite, na casa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) no Parque da Oktoberfest. O principal desafio de Telmo Kirst (PP), que foi o idealizador e primeiro presidente da associação, é expandir a atuação da entidade.

A presidência vinha sendo ocupada pela ex-prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry (PP), que assumiu  no ano passado após o ex-prefeito de Canoinhas (SC), Beto Faria, se afastar para disputar as eleições. A cerimônia de ontem foi conduzida pelo atual mandatário de Vera Cruz, Guido Hoff (PSB).

Dois anos após deixar a presidência, Telmo retornou com a promessa de fazer uma “peregrinação” por Santa Catarina e Paraná para agregar mais municípios. “Temos que mobilizar prefeitos da Região Sul, em municípios que plantam fumo, para que a Amprotabaco cresça e tenha mais resultados”, afirmou.

O contrabando de cigarros, que, conforme a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), representou em 2016 mais de 30% das vendas do mercado, também deve ser alvo da atuação da entidade. Segundo Telmo, a ideia é pressionar o governo federal. “É necessário a criação de uma estrutura nas fronteiras para que esse produto sujo, que não tem nenhum tipo de fiscalização, não chegue ao Brasil”, salientou.

Telmo reconheceu que houve uma mudança de posicionamento do governo federal em relação ao tabaco na gestão Temer, mas ponderou que “depende do setor fumageiro fazer a sua parte”. “A luta é permanente. Precisamos falar mais alto”, acrescentou.
Questionado sobre os resultados da atuação da Amprotabaco até agora, Telmo destacou a pressão constante em Brasília, com atenção a projetos de leis e despachos do governo federal que possam afetar a fumicultura. A entidade conta hoje com 116 municípios credenciados e 42 associados.

Diretoria
Presidente: Telmo Kirst (Santa Cruz do Sul/RS)
Vice-presidentes: Rudinei Harter (São Lourenço do Sul/RS), Juliano Pozzi Pereira (Ireneópolis/SC) e Rodrigo Skalicz Solda (Rio Azul (PR).
Secretário: Guido Hoff (Vera Cruz/RS)
Vice-secretário: Vinicius Pegoraro (Canguçu/RS)
Tesoureiro: Giovane Wickert (Venâncio Aires/RS)
Vice-tesoureiro: Cássio Soares (Pantano Grande/RS)
Conselho Fiscal e Consultivo: serão designados futuramente pelo presidente

Quem participou
Além dos prefeitos de municípios produtores, prestigiaram a assembleia representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz (Stifa) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco). Os deputados estaduais Adolfo Brito (PP), Pedro Pereira (PP) e Juliano Roso (PCdoB) também compareceram, assim como um representante do governo estadual.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *