Tabaco aparece como destaque nas exportações do agronegócio

Santa Cruz do Sul/RS – O tabaco figura entre os três produtos que lideraram as exportações do agronegócio brasileiro em janeiro de 2015, de acordo com informação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA). A venda externa de fumo em folha, segundo esta fonte, alcançou US$ 132 milhões no mês, vindo logo após o café e o açúcar.

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), por sua vez, dá informação de que o valor dos embarques de “tabaco e seus sucedâneos” no mês de janeiro de 2015 atingiu o total de US$ 136,9 milhões. O número, baseado também em dados do MDIC/AliceWeb, representa um acréscimo de 23% sobre o montante obtido neste mês em 2014.

Na interpretação de Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, ocorreu exportação de estoques resultantes de 2014. Observa ainda que o acréscimo se dá numa base de comparação baixa, de 2014, quando havia ocorrido uma diminuição em relação ao ano anterior. De qualquer forma, é o maior valor registrado neste mês nas negociações externas do produto brasileiro nos últimos cinco anos.

Benno Bernardo Kist
benno@editoragazeta.com.br

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *