SindiTabaco recebe participantes do Agro-Phyto 2017 para jantar de boas-vindas

Santa Cruz do Sul/RS – O município de Santa Cruz do Sul (RS) será sede a partir desta segunda-feira, 23 de outubro, do maior evento mundial em torno da “ciência do tabaco”. Delegações de 22 países foram recebidas durante o final de semana para o Agro-Phyto 2017, do Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta), e reuniram-se no domingo para um jantar de boas-vindas promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), anfitrião do evento no Brasil.

O evento realizado no Santa Cruz Country Club contou com a participação de 280 pessoas, entre técnicos, engenheiros agrônomos, fitopatologistas, geneticistas, pesquisadores, professores universitários e profissionais ligados ao setor.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, deu as boas-vindas ao grupo. “Sejam muito bem-vindos à Santa Cruz do Sul, referência mundial em beneficiamento de tabaco e grande região produtora, contribuindo para que o País seja o 2º maior produtor e o maior exportador do produto”, disse durante a abertura.

Esta é a segunda edição do Coresta Agro-Phyto realizada no município e a terceira no Brasil: em 1987 foi realizado em Porto Alegre e, em 2005, Santa Cruz do Sul sediou pela primeira vez o evento que tem como principal objetivo a troca de informações. “Certamente essa será uma semana muito proveitosa, repleta de novas ideias e resultados no caminho da inovação e do aperfeiçoamento”, disse Schünke.

O vice-presidente da Comissão Científica do Coresta, Lea Scott, agradeceu a presença de todos e a organização do evento. A abertura oficial dos trabalhos acontece nesta segunda-feira, às 8h30, no Auditório Central da na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Nos quatro dias de evento serão apresentados 72 trabalhos, sendo 60 orais e 12 no formato de pôster.

SOBRE O CORESTA – O “Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco”, na sua versão francesa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1956, cujo propósito é promover a cooperação em pesquisa científica relativa ao tabaco e seus produtos derivados. A principal atividade consiste em produzir e tornar público boas práticas, relatórios científicos seguros e métodos analíticos robustos, e ainda estabelecer uma rede de contatos para os cientistas.

Os membros do Coresta são fabricantes, universidades, institutos de pesquisa, fornecedores de componentes ou equipamentos, laboratórios independentes ou do governo, associações, etc. Os associados estão sediados em mais de 40 países e representados em mais de 50 por meio de suas subsidiárias e afiliadas. No site www.coresta.org, é possível acompanhar as deliberações do Coresta.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *