Sinditabaco apresenta resultados da diversificação em Santa Catarina

Canoinhas/SC – O produtor Claudinei Vardenski abrirá sua propriedade em Salto da Água Verde, no município de Canoinhas (SC), para apresentação de resultados do Programa Milho e Feijão e Pastagem para a Produção Leiteira Após a Colheita do Tabaco na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 10h30. Na ocasião, também haverá realização de colheita demonstrativa. Está prevista a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, além de representantes das demais instituições apoiadoras.

Conduzido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), o programa foi criado para incentivar a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais. Em Santa Catarina, são parceiros o governo do Estado; a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catariana (Fetaesc); a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A ação reúne a estrutura de campo das empresas associadas ao Sinditabaco e das entidades apoiadoras, que divulgam as vantagens do plantio da safrinha e incentivam a diversificação da propriedade. A prática reduz os custos de produção dos grãos, pois ocorre o aproveitamento residual dos fertilizantes aplicados. Consequentemente, pode haver redução de custo na produção de proteína (carne, leite e ovos), com a utilização do milho e da pastagem no trato animal. Outros benefícios são a proteção do solo contra a erosão e a interrupção do ciclo de proliferação de pragas e ervas daninhas.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *