São João do Oeste sediará seminário no dia 14 de julho

São João do Oeste/SC – Os agricultores da Região Oeste de Santa Catarina terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Na tarde do próximo dia 14 (sexta-feira), ocorre um seminário sobre cuidados com a saúde e segurança na fumicultura e contratação de trabalhadores rurais. A Associação Cultural Recreativa Beato Roque, no interior do município de São João do Oeste, sediará o evento, que terá entrada franca.

A programação começará às 13h30, com o credenciamento dos participantes. Logo após, serão compartilhadas orientações sobre uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) na aplicação de agrotóxicos, bem como durante a colheita e manuseio de tabaco verde e úmido, evitando intoxicações e a doença da folha verde. Uma palestra, ministrada pelo advogado do Sindicato Rural de Itapiranga, Airton Sehn, abordará a legislação referente à contratação de trabalhadores. Haverá café colonial gratuito aos participantes.

O evento é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), da Federação da Agricultura (Faesc), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga e da Alliance One, empresa do setor tabacaleiro. Mesmo que o tabaco seja uma das culturas comerciais que menos utiliza agrotóxicos no País, a proteção adequada nos momentos de suas aplicações é essencial para a preservação da saúde do produtor.

Conscientes sobre as regras trabalhistas que devem ser aplicadas na área rural, os empregadores previnem eventuais problemas, de acordo com a legislação vigente. “Será uma tarde de muito aprendizado e conscientização. Ao final do evento será distribuída uma cartilha com orientações sobre os temas abordados, para que todos possam levar para casa uma fonte de consulta permanente”, salienta a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz.

Os produtores e trabalhadores rurais interessados em participar devem efetuar sua confirmação de presença até o dia 12 de julho, através dos fones (49) 3677.0297 (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga) ou (49) 3677.0547 (Sindicato dos Produtores Rurais).

SERVIÇO:
Seminário “Saúde e Segurança e Contratação de Mão de Obra Rural”
Local: Associação Cultural Recreativa Beato Roque (Rodovia BR 163, km 102, Zona Rural, São João do Oeste/SC).
Data: 14 de julho de 2017 (sexta-feira).
Horário inicial: 13h30.
Programação:
·         13h30: Credenciamento;
·         14h: Abertura, com a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz, e com o advogado Maurício Gewehr;
·         14h15: Saúde e segurança no meio rural, com apresentação do vídeo “Dr. Nico Tino”;
·         14h45: Contratação de mão de obra no meio rural, com o advogado do Sindicato Rural de Itapiranga, Airton Sehn;
·         15h30: Esclarecimento de dúvidas e distribuição da cartilha “Saúde e Segurança e Contratação de Mão de Obra Rural”;
·         16h: Café colonial.
Confirmação de presença até 12 de julho pelos fones:
·         (49) 3677.0297 (Sindicato dos Trabalhadores Rurais);
·         (49) 3677.0547 (Sindicato dos Produtores Rurais).

Convite

Share