PRÓXIMO DESTINO: ISRAEL

Otto Tesche

Otto Tesche

Santa Cruz do Sul/RS – Uma das maiores feiras internacionais em prospecção de tecnologias para o cultivo agrícola, a 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura (Agritech), que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês em Tel Aviv, capital de Israel, atrai visitantes de todas as regiões identificadas com o agronegócio no planeta. O país é reconhecido como detentor das mais avançadas técnicas em setores como irrigação, cultivo em pequenas propriedades e agregação de produtividade na produção de alimentos e na criação de animais.

Na edição de 2015, a Gazeta Grupo de Comunicações estará presente a esse evento, através do jornalista Otto Tesche, do jornal Gazeta do Sul. Ele acompanhará a comitiva de lideranças do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, que, por intermédio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), da Unisc, do Sicredi e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), visitarão o evento e áreas de produção israelenses, nos populares kibutz, as vilas agrícolas.

A expertise dos israelenses na área da irrigação, que lhes permite alcançar uma das maiores produtividades globais em segmentos como horticultura e fruticultura, poderá vir a ser de interesse especial para os produtores de tabaco no Sul do Brasil. Nos últimos anos os agricultores se mostraram preocupados com o investimento em técnicas melhoradas e equipamentos de irrigação. A presença, em Israel, de representantes da Afubra é o indicativo de que, nas próximas safras, talvez o Sul do Brasil poderá incrementar de maneira significativa suas oportunidades nesta área, que também beneficiará o agronegócio como um todo.

Um dos patrocinadores globais da Agritech é a empresa Netafim, que atua de forma ampla em vários segmentos do agronegócio brasileiro, com destaque na fruticultura, e tem sido responsável pela introdução de equipamentos e de sistemas de vanguarda. O Nordeste do Brasil, por exemplo, que há muitos anos dialoga e mantém parcerias com Israel, tem alcançado níveis de incremento em seu rendimento agrícola graças aos investimentos crescentes e continuados na irrigação. Talvez tenha chegado a hora de o Sul do Brasil igualmente se beneficiar desse cenário.

Ao longo da viagem, o jornalista Otto Tesche igualmente contemplará o Portal do Tabaco com informações periódicas e atualizadas dos contatos e das visitas na Agritech e nos ambientes de produção em Israel.

Busca por novas tecnologias de irrigação é um dos objetivos da comitiva do Vale do Rio Pardo (foto: arquivo Editora Gazeta)

Busca por novas tecnologias de irrigação é um dos objetivos da comitiva do Vale do Rio Pardo (foto: arquivo Editora Gazeta)

Romar Beling
romar@editoragazeta.com.br
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *