Projeto Verde é Vida inicia escolha de pesquisas científicas

Região Sul – Um dos mais tradicionais e concorridos pontos de visitação da Expoagro Afubra começou a tomar forma. O Projeto Verde é Vida iniciou as reuniões pedagógicas que definirão os trabalhos que representarão as 14 Regiões de Atuação durante a Expoagro Afubra 2017, que acontece entre os dias 21 e 23 de março.

A primeira reunião ocorreu no dia 13 de setembro, em Irati/PR, envolvendo os municípios que fazem parte da RA Irati. Além de alunos e professores do município anfitrião, estiveram presentes representantes de Rio Azul, Teixeira Soares e Mallet.

Depois da apresentação dos cinco trabalhos selecionados na primeira fase da Mostra Científica, foi escolhida a pesquisa “A importância das florestas para o meio ambiente”, dos alunos Gustavo Markoski e Dieison Pelepeka, ambos de 9 anos, estudantes do 4º ano da escola Urquiz Cordeiro, de Rio Azul, orientados pela professora Angela Maria Chimikuviski.

No dia 14, a reunião ocorreu em Prudentópolis/PR e reuniu os municípios da RA Imbituva: Ipiranga, Guamiranga, Imbituva e Prudentópolis. Dos cinco trabalhos apresentados, foi escolhido “Cultivo de uva na nossa região – Guamiranga e Prudentópolis”, realizado pelos alunos Eduardo Beledeli e Maisa Bail, ambos de 9 anos e do 4º ano da escola Izélia Santina Prates, de Guamiranga, orientados pela professora Kaira Aparecida Fila.

Na quinta-feira, dia 15, o encontro aconteceu em Canoinhas/SC, reunindo, além do município anfitrião, Piên, Rio Negro, Mafra e Quitandinha, pertencentes à RA Rio Negro e Mafra. O trabalho escolhido foi “Construindo o futuro replantando”, das alunas Maria Tamires Colaço, 10 anos e Ana Caroline Artiner, 11 anos, do 5º ano da escola Maria Izabel de Lima Cubas, de Canoinhas, orientadas pela professora Nair Maciel Cuja.

A última reunião da semana, na sexta-feira, dia 16, foi no município de Agrolândia/SC e reuniu alunos e professores da RA Rio do Sul e Ituporanga. Dos cinco trabalhos apresentados, classificou-se a pesquisa “Sustentabilidade: frutas todos os dias”, dos alunos Juliano Ferreira Costa e Kauan Pereira Tives, ambos do 3º ano da escola Joaquim Muniz da Costa, de Agrolândia, orientados pela professora Silvani Mayer Marangoni.

As reuniões tiveram a participação do vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, e de autoridades municipais. Além da escolha do trabalho, foi apresentada uma prévia da proposta para 2017/2020 e feita uma avaliação das atividades do projeto realizadas nos últimos anos. As reuniões seguem até o fim do mês de setembro.

Expoagro 2017
A Husqvarna é a primeira empresa a assinar o contrato de Patrocínio Ouro para a Expoagro Afubra 2017. Os documentos foram assinados no dia 5 de setembro, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul (RS). Participaram o secretário da entidade, Romeu Schneider, o coordenador geral da feira, Marco Antonio Dornelles, e representantes da Husqvarna, o gestor de Contas Varejo, Anderson Alberton, e a analista de Marketing, Luana Pinheiro. “A Husqvarna é patrocinadora desde a Expoagro Afubra 2004. É uma satisfação poder contar com essa parceria que nos auxilia no sucesso da Feira”, destaca Dornelles.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *