Programa forma primeira turma de aprendizes rurais em Candelária

Por: Carmem Ziebell, Gazeta do Sul

Candelária/RS – Quinze jovens aprendizes de Candelária receberam nessa terça-feira, dia 27, os certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Eles integram a primeira turma de formandos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. A formatura ocorreu no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), com a participação de familiares dos formandos e autoridades. Conforme a educadora Cristiana Rehbein, que ministrou as atividades, o grupo está preparado para o futuro, independente do que decidir fazer, seja atividade no meio rural ou não.

Cristiana destacou ainda que, como resultado do conhecimento adquirido, hoje esses jovens aprendizes conseguem ver o meio rural como oportunidade, tanto para desenvolver uma atividade agrícola como de outro tipo. Aline Schroeder, de 18 anos,  uma das formandas, diz que agora sente-se pronta para assumir a liderança de qualquer grupo, seja na sua comunidade, na faculdade ou no próximo emprego que tiver. Ressalta que o aprendizado foi amplo e proporcionou um desenvolvimento pessoal e profissional bastante significativo.

Para Alice Jordana Alves, 18 anos, essa formação lhe proporcionou grande desenvolvimento profissional e pessoal, amadurecimento, poder de liderança e conhecimentos gerais. O presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, frisa ter certeza de que esses jovens serão futuros líderes em suas comunidades, no campo ou na cidade. O curso faz parte do projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural e foi criado para oportunizar aos jovens formação teórica e prática para atuação empreendedora e cidadã.

O curso durou 11 meses, com quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. As atividades ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, em Linha do Rio. Amanhã a segunda turma, também composta de 15 jovens, receberá os certificados em Vera Cruz. A solenidade será às 14 horas, no Salão de Eventos Superior da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (Centro). Outras três turmas estão em andamento em Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Venâncio Aires.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *