PROGRAMA DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS RETOMA ROTEIRO

Santa Cruz do Sul/RS – Reiniciou nessa semana o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos nas regiões Sul e Litoral do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram retomados por São Lourenço do Sul, Cristal, Chuvisca, Sertão Santana e Dom Feliciano.

As equipes estarão no Sul do RS até o começo de março, quando terá início o roteiro pelo Litoral gaúcho. A etapa final das duas regiões está prevista para o dia 11 de março, com presença dos caminhões em Caraá e Santo Antônio da Patrulha e recolhimento das embalagens também dos produtores de Rolante, Taquara, Riozinho, São Francisco de Paula e Gravataí. O roteiro completo está disponível no site do SindiTabaco.

A ação permanente e itinerante desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), já possibilitou o recolhimento de mais de 12,3 milhões de embalagens desde o ano 2000. O trabalho abrange 2,3 mil pontos de coleta em 563 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, beneficiando mais de 130 mil produtores de tabaco.

O programa é um grande facilitador aos produtores integrados para o cumprimento da legislação que trata da correta destinação das embalagens de agrotóxicos, seja daqueles usados no cultivo do tabaco como em outras culturas, já que são agricultores diversificados. A lavoura do tabaco utiliza atualmente 1,1 quilo de ingrediente ativo por hectare, enquanto que em outras culturas esse volume pode chegar a 70 quilos por hectare.

Assessoria de Comunicação do SindiTabaco

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *