Por dentro da safra: período é favorável para aplicar fertilizantes

Por Giovane Luiz Weber, produtor de tabaco

Opa, tudo bem? Conforme comentei aqui na terça-feira passada, estamos com o cronograma do transplante de mudas em dia. Metade das plantas já está na lavoura e a outra metade deve ser transplantada em breve. O frio intenso do fim da semana passada preocupou um pouco, mas felizmente não teve geada. O sol registrado domingo e ontem é maravilhoso para o desenvolvimento do tabaco. Vamos aproveitar a semana de tempo bom para aplicar a primeira dose de salitre na lavoura, uma espécie de fertilizante. Ao longo da safra são duas ou três aplicações, dependendo do caso.

Reflorestamento

Hoje quero chamar atenção para o reflorestamento, algo muito comum e importante nas propriedades de fumicultores em todo o Sul do Brasil. A imensa maioria dos produtores de tabaco mantém ao menos uma pequena área de reflorestamento e de mata nativa preservada. Aqui temos cerca de 10% da propriedade com eucalipto e outros 15% com mata nativa, o que ajuda a preservar algumas nascentes de água. Há muitos anos plantamos eucalipto para lenha, o que reduz muito nosso custo, pois compramos somente uma carga para a secagem do tabaco. Também usamos essa lenha para alguma construção aqui na propriedade.

Manejo fácil

No fim da semana que passou fizemos o corte de alguns eucaliptos, já pensando em preparar a lenha que vamos usar na cura do tabaco. O eucalipto é uma planta de manejo simples, que dá um pouco mais de trabalho no primeiro ano, quando é preciso ficar de olho nas formigas. A partir daí, as árvores se desenvolvem por conta e em sete ou oito anos já começamos a cortar.

Frutíferas

Temos aqui muitas árvores frutíferas também. São pés de araçá, goiaba, ameixa, pitanga e tantos outros que plantamos com o passar do tempo, incentivados pelo programa Verde é Vida, da Afubra. Cuidamos muito até de algumas araucárias que nos garantem o sempre saboroso pinhão do inverno.

Quer saber mais sobre o reflorestamento na região fumageira? Então assista ao vídeo no Portal Gaz ou na página Fumicultores do Brasil no Facebook. Boa semana!

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *