Por Dentro da Safra: momento de curtir umas férias

Por: Giovane Luiz Weber

Olá, pessoal! Tudo bem? Estamos veiculando hoje o último Por Dentro da Safra da temporada 2019/20. Como de praxe, a coluna faz um breve intervalo de férias e retorna dentro de algumas semanas. Aqui, cabe-nos agradecer a todos os que nos acompanharam, nessa atualização semanal das informações sobre o andamento da produção de tabaco e também de outras culturas. Esperamos que o conteúdo possa ter sido relevante e tenha trazido um olhar oportuno e diferenciado sobre a região, de alguém que vive a rotina do campo a cada dia. Fica um agradecimento especial também para os nossos parceiros e patrocinadores deste espaço. Que os bons resultados, com a satisfação do trabalho, no campo e na cidade, possam ser alcançados por todos.

Visita a fábrica de substrato no Paraná
Ontem estivemos na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná, visitando as instalações da empresa MacPlant, fabricante do substrato que utilizamos nas bandejas de produção das mudas de tabaco, como mostro na foto abaixo. Nessa empresa, pudemos conferir o processo de recebimento da casca, a limpeza, a moagem, a fermentação e todo o trabalho até o ponto final no qual sai o produto pronto, ensacado. Depois, é transportado e comercializado em toda a região Sul. O substrato é utilizado não apenas na produção de tabaco, mas em diversas outras culturas, como os hortigranjeiros. Como viemos especificamente para conferir esse local, amanhã já estaremos de volta à região.

Dia de ver máquina que auxilia na colheita
Na viagem de retorno do Paraná, hoje estaremos passando pelo município de Salete, em Santa Catarina, onde se encontra a fábrica da Freewil, que faz máquinas auxiliadoras na colheita do tabaco. Inclusive a Philip Morris é uma financiadora da compra da máquina. Minha intenção é conhecer como é a montagem do equipamento. No futuro, na retomada da coluna, detalharei tudo para os leitores.

Encontro marcado no Banda Fest
Enquanto a coluna Por Dentro da Safra tira umas férias, leitores e ouvintes poderão acompanhar o programa que apresento aos sábados à tarde, o Banda Fest, na Rádio Gazeta FM 107,9, das 14 às 16 horas, tanto sintonizando direto no rádio quanto acompanhando, de qualquer lugar do Estado, do Brasil ou do mundo, pela internet, inclusive através do Portal Gaz. Nesse espaço, a cada sábado buscamos falar um pouco do dia a dia das propriedades rurais.

Um abraço e até o próximo ciclo!
Finalizo desejando a todos os produtores uma boa comercialização de sua safra de tabaco. Que as vendas sejam justas para todos, pois, se nosso trabalho no meio rural é valorizado, isso reverte em receita para as cidades também. Não só através dos impostos ou dos recursos que ficam com as indústrias, mas grande parte do que o agricultor recebe pela venda de seus produtos ele reinveste em sua propriedade, gastando no comércio de cada cidade. Deixo um grande abraço a todos que nos acompanharam na safra 2019/20, e que venha a próxima, pois já estamos preparando a terra para o novo ciclo.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *