Começa a negociação do preço do tabaco para a safra 2019/2020

Santa Cruz do Sul/RS – O preço do tabaco referente à safra 2019/2020 é negociado nesta terça-feira, 10. A reunião ocorre entre as empresas do setor – as sete entidades que compõem a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep). Os encontros ocorrem na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul.

As negociações são de forma individual. Os encontros iniciam às 8 horas e se estendem até o final da tarde. “O primeiro horário da manhã será utilizado para a reunião entre as entidades, para analisar o custo de produção e definir como serão conduzidas as reuniões de negociação. Já com as fumageiras, iremos analisar a safra passada, apresentar o custo de produção desta safra e apresentar e receber propostas de aumento do preço do tabaco para 2019/2020”, explica Benício Albano Werner, presidente da Afubra.

Ainda, o presidente da Afubra diz que há uma expectativa boa e que, para este ano, se parte de uma base construída em 2018. “O custo de produção é levantado pela empresa e ajustado na negociação. Pode haver diferença, principalmente, na mão-de-obra, que tem uma influência grande no custo, em torno de 53% a 55%. Neste caso, o que nos resta é sentar com as empresas e ir a campo para uma nova pesquisa”, complementou.

Agenda do dia:
Entidades – 8 horas
Souza Cruz – 10 horas
JTI – 11h30
Philip Morris – 13h45
Universal Leaf – 15 horas
Alliance One – 16h05
China Brasil – 17h10
CTA – 18h10

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *