Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Ministério da Agricultura recebe comitiva do tabaco

Uma comitiva de lideranças do setor fumageiro, liderada pelo prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), deu início ontem a uma série de audiências em Brasília para cobrar do governo federal uma postura mais efetiva para combater o contrabando de cigarros. O primeiro encontro foi no Ministério da Agricultura, onde o grupo se reuniu com o titular-interino da pasta, Eumar Novaki.

Na ocasião, foi entregue uma carta da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), na qual a entidade, que é presidida por Telmo, alerta sobre os impactos catastróficos da expansão do comércio ilegal, tanto em função da evasão fiscal e da perda de arrecadação dos municípios, quanto pelos riscos à saúde dos consumidores e pelo financiamento de atividades criminosas.

Durante a reunião, Telmo falou sobre a preocupação. “Estamos competindo com um produto que não passa pelo controle de qualidade da Anvisa e com preço muito inferior aos praticados no mercado. Queremos que o governo federal passe a agir de maneira mais efetiva para combater o contrabando e evitar a derrocada da economia nos municípios”, disse.

Novaki lembrou da visita do ministro Blairo Maggi – que está em missão internacional – a Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires no ano passado, para conhecer a produção fumageira, garantiu que o governo está ciente do problema e se comprometeu em buscar uma articulação junto aos ministérios da Justiça e Saúde. “Se não fizermos um monitoramento das fronteiras, permitimos que um cigarro de péssima qualidade entre no nosso País. É questão de saúde pública. Vamos procurar sensibilizar o Ministério da Saúde porque esse é um tema que exige a união de várias áreas”, observou.

Além de Telmo, integram a comitiva outros prefeitos e vereadores do Vale do Rio Pardo e dirigentes da Afubra, SindiTabaco e Abifumo, entre outros. A senadora Ana Amélia Lemos (PP) acompanha o grupo. Nesta quinta-feira, as audiências serão com os ministros da Justiça, Osmar Serraglio, e de Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *