Lançamento da 17ª Expoagro Afubra reúne autoridades e lideranças

Rio Pardo/ RS – Cerca de 500 pessoas, entre autoridades, lideranças municipais e representantes de órgãos, entidades e imprensa, prestigiaram o lançamento da 17ª Expoagro Afubra na última sexta-feira, dia 3, no Parque de Exposições, na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo/RS. O tradicional evento contou com a palestra do presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Carlos Leuck, que falou sobre “Silvicultura no Rio Grande do Sul e perspectivas futuras”.

Os pronunciamentos começaram com o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles. Ao falar sobre o tema central da feira, florestas, Dornelles lembrou que todos os demais tradicionais setores da feira novamente estarão presentes. “A diversificação sempre foi o objetivo da nossa feira, e continua sendo. Este ano, inovamos com um tema central. A floresta é um importante ponto de diversificação e fonte de renda para as propriedades”, ressaltou, lembrando ainda outras atrações da feira e agradecendo aos patrocinadores.

O deputado estadual Edson Brum saudou a todos os que fazem o trabalho junto ao campo. Brum também fez um chamado em prol do setor tabaco “que é o esteio de muitos municípios”, lembrando do crescimento do comércio ilegal. Ao finalizar, o deputado estadual lembrou do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que está sendo implantado no Parque da Expoagro Afubra. “Parabéns a Afubra, Unisc e Prefeitura de Rio Pardo. O CVT certamente transformará a nossa região”.

O trabalho desenvolvido durante todo o ano pela Afubra para a realização da feira foi lembrado pelo deputado federal Heitor Schuch, ao parabenizar a entidade pela iniciativa da feira. Após, Schuch falou sobre a reforma da Previdência Social e sobre as mobilizações organizadas pela Fetag. Aos prefeitos, secretários municipais e vereadores presentes, Heitor Schuch pediu que “façam caravanas para Brasília e batam de porta em porta nos gabinetes, pedindo que votem contra a reforma da Previdência”.

Ao parabenizar a Afubra pela realização da feira, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, ressaltou que a Expoagro Afubra proporciona aos produtores rurais, acesso às informações e novas tecnologias. “Nossa obrigação é contribuir com o que é possível com esta feira que é de fundamental importância. A cooperação precisa prevalecer”.

Em nome do governo do Estado, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, lembrou a histórica luta da Afubra em prol dos fumicultores. “Precisamos valorizar e reconhecer o produtor de tabaco, tão importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. Estamos sempre de portas abertas e apoiando o setor”. Polo anunciou a intenção de realizar a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, a exemplo de eventos que marcam outras culturas. Ao finalizar, agradeceu a Afubra pela realização da feira, “que leva tecnologia e informação ao produtor e mostra à sociedade a importância do setor”.

Em seu primeiro ano de governo, o prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, falou de sua alegria pelo município sediar a feira, considerada a maior do Brasil voltada à agricultura familiar. “Estamos à disposição da Afubra para trabalharmos juntos pela feira, CVT e também o Pavilhão das Agroindústrias”.

Após os pronunciamentos, foi servido o almoço. A 17ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; como Prata, Trapp, Massey Ferguson, Fertilizantes Heringer e Banco do Brasil; os apoiadores Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Expoagro2

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *