Iro Schünke recebe título de cidadão santa-cruzense

Santa Cruz do Sul/RS – O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense. A distinção, proposta pelo então vereador Nasário Eliseu Bohnen, foi entregue na noite dessa segunda-feira, 27 de novembro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul (RS). Familiares, amigos e colegas de profissão acompanharam a solenidade.

Parabéns por exercer até hoje com precisão e dinamismo a missão de defender o setor do tabaco, além de presidir o Instituto Crescer Legal com a liderança e a coragem necessária”, destacou Bohnen. Ele e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Lersch, entregaram uma placa ao homenageado, que agradeceu e lembrou de alguns momentos da sua trajetória.

O tabaco corre em minhas veias e essa história começou em Candelária, em uma pequena propriedade, onde aprendi com meus pais valores importantes como honestidade, respeito, solidariedade e o valor do trabalho. Foram eles também que me proporcionaram o conhecimento e a educação”, observou. Schünke também falou da importância da família e dos colegas de trabalho para a sua vida. “O meu reconhecimento a cada um de vocês por ajudar nesta trajetória. Sintam-se parte desta honraria que recebo hoje”, disse.

Natural de Candelária, Schünke se mudou para Santa Cruz do Sul em meados dos anos 70. “Fomos muito bem acolhidos por Santa Cruz do Sul, uma das cidades mais bonitas do interior do Brasil e, certamente, uma das que melhor se vive”, comentou, lembrando da importância do setor do tabaco para a economia do município. “E quando me perguntarem de onde sou, responderei com orgulho: candelariense por nascimento e santa-cruzense por adoção”, finalizou.

Pessoa simples, autêntica, com uma bela carreira, temos certeza que será um eterno defensor da fumicultura”, destacou o presidente da Câmara, Paulo Lersch, encerrando a sessão solene.

TRAJETÓRIA – Iro Schünke formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 40 anos de experiência no segmento do tabaco, trabalhou para a Fumossul Ltda., em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, onde atuou como Engenheiro Agrônomo, Gerente de Produção e, a partir de 2000, como Diretor de Produção.

A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem à Alliance One, onde atuou como Superintendente de Produção, em 2005. Durante este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é membro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em 2015 assumiu como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *