Instituto Crescer Legal participa do V Seminário Estadual de Aprendizagem Profissional

Caxias do Sul/RS – O Instituto Crescer Legal estará representado durante o V Seminário Estadual de Aprendizagem Profissional no Combate ao Trabalho Infantil do Rio Grande do Sul. Com o tema “Oportunidade que Transforma”, o encontro será realizado na próxima segunda-feira, 12 de junho, no Teatro Murialdo, em Caxias do Sul (RS).
A programação se inicia às 9 horas com apresentação da Orquestra dos Aprendizes da Instituição Pão dos Pobres, seguido de pronunciamentos das autoridades federais, estaduais e locais. Serão temas dos debates a administração pública municipal e aprendizagem profissional na parte da manhã, bem como a aprendizagem como oportunidade, na parte da tarde, sobre o qual o Instituto Crescer Legal fará contribuições por meio da consultora Dra. Ana Paula Motta Costa.

“No Instituto Crescer Legal desenvolvemos a alternativa de aprendizagem no meio rural, de acordo com as possibilidades da Lei de Aprendizagem, mas viabilizando a contratação de adolescentes por empresas envolvidas na cadeia produtiva do tabaco. Esta solução reúne vários elementos que contribuem com a construção de oportunidades. Além disso, a proposta pedagógica do curso demostra a necessidade de um trabalho muito presente e intenso junto aos jovens, identificando suas necessidades e desejos. Um projeto de vida só e possível junto com os envolvidos”, afirma Ana, que também é advogada e psicóloga.

A expectativa é que participem cerca de 500 pessoas, entre jovens atendidos por instituições formadoras de aprendizagem profissional da cidade e do Estado, representantes de empresas parceiras, de prefeituras da região, entre outras representações do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho da 4º Região, Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região e do Governo do Estado.

A promoção do Seminário é da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do RS, com a coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), bem como do Grupo de Trabalho da Aprendizagem Profissional de Caxias do Sul.

SOBRE O INSTITUTO – O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Atualmente, cinco turmas estão em andamento em Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005).

Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo. O curso tem duração média de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes de 14 a 18 anos, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco.

549

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *