Instituto Crescer Legal cria projeto na área de comunicação para egressas

Santa Cruz do Sul/RS – As mulheres ganham cada vez mais relevância em todos os setores e o meio rural não é exceção. Para que se tornem líderes e gestoras no futuro, é necessário prepará-las desde cedo para os desafios que irão encontrar em suas jornadas. Pensando nisso, o Instituto Crescer Legal criou o projeto Nós por Elas – A voz feminina do campo, realizado em parceria com os cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que tem o objetivo valorizar e desenvolver jovens egressas, capacitando-as na área de comunicação.

Iniciado em setembro, o projeto conta com 13 jovens participantes de Vera Cruz e Candelária, com idade entre 16 e 19 anos, que se reúnem três vezes por semana na parte da tarde em um espaço cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vera Cruz, parceiro do projeto, e nas demais tardes realizam pesquisas e entrevistas em suas comunidades. As participantes também recebem bolsa de estudos do Instituto Crescer Legal.

Segundo a coordenadora do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a ação já estava prevista na concepção do Instituto. “Quando a entidade tomou forma, em 2015, já estava em nossos planos uma ação que valorizasse as meninas no campo. A iniciativa é uma maneira de incentivar o diálogo e a troca de experiências entre as jovens, bem como tratar a respeito da importância das mulheres na sociedade e sobre a erradicação do trabalho infantil em todas as áreas”, ressalta.

Os programas começaram a ser gravados nesta terça-feira, 07 de novembro, no laboratório de Rádio da Unisc e abordam temas voltados à valorização da mulher e discutir questões inerentes ao meio rural, como o papel da mulher na sociedade, trabalho infantil e sucessão rural, e violência contra a mulher. As oficinas são coordenadas pela educadora social Cristiana Rehbein, do Instituto Crescer Legal, e contam com a orientação do professor Leonel Aires, professor do Curso de Comunicação Social da Unisc.

SAIBA MAIS – O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, oferecendo a jovens rurais o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Atualmente, três turmas foram formadas (Candelária, Venâncio Aires e Vera Cruz) e outras duas estão em andamento (Vale do Sol e Santa Cruz do Sul). O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *