Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Hora de devolver as embalagens de agrotóxicos

Santa Cruz do Sul/RS – O tabaco é, segundo pesquisas, o produto comercial agrícola que menos utiliza agrotóxicos, mas provavelmente o que mais se preocupa com o descarte correto das embalagens vazias. Sejam aquelas utilizadas para o tabaco ou para outras culturas, o produtor conta há 17 anos com um sistema itinerante de devolução, com hora marcada e próximo da propriedade rural.

Atualmente, o programa itinerante desenvolvido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), percorre a Região Central do RS. Nos próximos dias, estará em Cerro Branco (30 a 31 de janeiro), Paraíso do Sul (1º de fevereiro), Restinga Seca e Formigueiro (02 de fevereiro). Na semana seguinte, será a vez de Dona Francisca (06 de fevereiro) e Agudo (06 a 13 de fevereiro). Acesse o roteiro completo aqui.

Em andamento desde o ano 2000, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos atende 550 municípios gaúchos e catarinenses em 2,6 mil pontos de recebimento no meio rural, beneficiando um universo de 116 mil produtores de tabaco.

Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
• Pioneiro, o programa é anterior à legislação vigente que torna obrigatória a devolução das embalagens (decreto 4.074, artigo 53, de 2002);
• 2,6 mil pontos de coleta em 550 municípios gaúchos e catarinenses;
• 98% dos produtores faz a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos segundo pesquisa conduzida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016);
• No Paraná, ações semelhantes são apoiadas pelas empresas associadas;
• Antes de devolver as embalagens, os produtores são orientados a fazer a tríplice lavagem, guardando o recipiente em armário específico para posterior devolução.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *