Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Granizo arrasa 635 lavouras de tabaco

Texto: Carmem Ziebell (carmem@gazetadosul.com.br). Leia a matéria completa no Jornal Gazeta do Sul desta quarta-feira.
 
Vale do Rio Pardo/RS – O retorno do mau tempo no final da tarde de segunda-feira, desta vez com chuva forte e granizo em vários municípios da região, trouxe mais danos à agricultura. Novamente a cultura mais prejudicada foi a do tabaco, agora pelo granizo. Ontem os funcionários da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) passaram o dia recebendo telefonemas de produtores associados que comunicaram prejuízos em suas lavouras.

Até as 17 horas, eles já haviam registrado notificações de 635 associados das microrregiões de Candelária, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, e continuavam recebendo avisos. A intempérie atingiu lavouras em Candelária, Vale do Sol, Herveiras, Barros Cassal, Passo do Sobrado e Venâncio.

O município com o maior número de plantações atingidas – 260 – foi Vale do Sol, sobretudo nas localidades de Linha Trombudo e Alto Trombudo. Ao todo, desde 1º de outubro até agora, considerando os três estados do Sul,5,6 mil associados avisaram à Afubra que suas lavouras foram afetadas por granizo. Esse número é bem inferior ao registrado em outubro do ano passado, em episódios nos dias 7, 14 e 31, que foi de aproximada-mente 26 mil.

No entanto, conforme o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, o período de ocorrência de pedras de gelo ainda não passou – ao contrário, está apenas começando. A partir dos relatos dos produtores, técnicos da associação visitam as propriedades dos agricultores inscritos no sistema mutualista da entidade, para avaliação dos estragos. No momento, a equipe ainda está verificando os avisos relativos aos prejuízos do granizo ocorridos nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *