Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Governo chinês deixa de controlar preços do tabaco em folha

Pequim, China – O governo chinês decidiu abolir o controle de preços do tabaco em folha no país. A informação foi publicada nesta segunda-feira no jornal China Daily. A China é o maior produtor – 2,5 milhões de toneladas, em média – e o maior consumidor de tabaco no mundo. O Brasil é o maior exportador, tendo a nação asiática como um dos dez principais compradores.

Segundo informou ao jornal a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma – principal organismo de planeamento econômico da China -, tratava-se do último produto agrícola a ter limites estabelecidos pelo governo. A medida vale também para outras 23 atividades, como transporte ferroviário de produtos a granel, envio de encomendas por correio e produção de explosivos para uso civil.

O impacto do fim do controle de preços sobre o cigarro ainda é incerto, uma vez que segundo a Comissão a folha representa apenas uma pequena parte no custo total do cigarro. A expectativa, no entanto, é que o produto não sofra reajustes severos nos preços, embora o governo esteja tentando reduzir o consumo no país. A ação, no entanto, tem apresentado resultados limitados.

Na China o cigarro é um monopólio estatal a cargo da empresa China Tobacco, que possui unidade no Rio Grande do Sul. A companhia ainda não se pronunciou sobre as mudanças. De acordo com comunidado da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, “o preço do tabaco será determinado de acordo com a oferta e procura industrial e com os custos e lucros da empresa”.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *