Fetag fará assembleia de fumicultores em Venâncio Aires

Porto Alegre/RS – A Comissão Estadual do Fumo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) realizará assembleia geral de produtores no próximo dia 10. O ato está confirmado para a praça central de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, com início às 8 horas. Em outra frente, o deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS) anunciou semana passada, na Expoagro Afubra, que pretende realizar audiências públicas para discutir o atual momento vivido pela fumicultura brasileira.

De acordo com o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a expectativa é reunir 2 mil fumicultores gaúchos no município que mais produz tabaco no Brasil. A pauta será o atual momento vivido pelo setor. Os agricultores reclamam que ainda tem indústria que não fechou acordo de reajuste do preço e questionam o rigor na hora da classificação, o que também estaria desvalorizando o produto. Segundo a Fetag, as queixas têm chegado diariamente aos sindicatos dos trabalhadores rurais da região fumageira.

O presidente da Fetag critica que em pleno fim de março, quando a comercialização da safra deveria estar se aproximando de seu pico, algumas indústrias seguem comprando tabaco sem qualquer reajuste na tabela. Carlos Joel defende que em momentos como esse o produtor precisa mostrar que está organizado e, com isso, “cobrar a retomada das negociações do preço e a definição de um padrão de classificação na hora da compra”.

Assessoria de comunicação da Fetag
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *