Fala, produtor

Espaço dedicado no SindiTabaco News aos produtores que fazem parte do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) em todas as regiões do Sul do País.

A realidade da falta de sucessão nas pequenas propriedades rurais, que foi um problema recorrente nas últimas décadas, está mudando. Atualmente, muitos jovens percebem possibilidades de prosperidade na continuidade das atividades no campo. Uma exemplo é o de Josi Carine Scherner, 18 anos, de Santa Cruz do Sul, que está se preparando para adotar os negócios rurais como projeto de vida.

Conforme ela, com a saída dos jovens do interior atraídos por possibilidades, às vezes ilusórias, de emprego e estudo nos centros urbanos, aumentaram as perspectivas para quem fica no interior. Josi vê na produção de alimentos uma grande oportunidade. “Com as pessoas abandonando o meio rural, pode até faltar comida”, lembra. Nos planos de Josi, está cultivar tabaco em seu nome já na safra 2020/2021, inicialmente trabalhando ao lado dos pais Dari e Marlene Scherner, com quem deverá adquirir experiência.

Os conhecimentos práticos do cultivo da terra serão aliados aos conhecimentos de gestão rural obtidos no curso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, que Josi frequentou em 2018. Aliás, foi durante o curso que ela firmou sua convicção de construir seu futuro na atividade agrícola. “Aprendi que não basta produzir, é preciso ter gestão financeira e administrativa e cuidar bem do solo e demais recursos naturais”, explica.

A PROPRIEDADE

  • 12,5 hectares
  • 7 hectares de área de lavouras
  • 2,5 hectares de tabaco
  • 2 estufas
  • 2,5 hectares de mata nativa e reflorestamento
  • Diversificação: milho (para criação de animais) e feijão, batata-doce, batata inglesa, cana-de-açúcar, aipim e hortaliças (para consumo próprio)
  • Produção familiar: propriedade atualmente conduzida pelos pais de Josi, Dari e Marlene Scherner.
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *