Expoagro: Encontro debate perspectivas para agroindústrias

Rio Pardo/RS – Na tarde dessa quarta-feira ocorreu no auditório da Expoagro Afubra 2015 o 5º Encontro de Arranjos Produtivos Locais (APL) das Agroindústrias Familiares e Alimentos. O objetivo era debater as perspectivas para o fortalecimento do setor. O debate reuniu representantes dos APLs da Região Sul, das Missões, Médio e Alto Uruguai, Vale do Rio Pardo e Celeiro.

Após a abertura do evento, os representantes dos APLs apresentaram a atuação, os resultados e as demandas de cada região. Entre as dificuldades apresentadas estão a formalização, a necessidade de desenvolver as regiões de maneiras diferentes de acordo com suas características e políticas públicas que favoreçam a permanência do jovem no meio rural.

5º Encontro de Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares e Alimentos (foto: Lula Helfer/Afubra)

5º Encontro de Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares e Alimentos (foto: Lula Helfer/Afubra)

A representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luana Collet, destacou que o objetivo do debate é pensar, justamente, no desenvolvimento das regiões. Falando em nome da secretaria, ela se comprometeu a dar continuidade ao programa dos Arranjos Produtivos Locais e fazer os repasses que ainda não foram feitos. “O programa de APLs é uma política pública de estado e vai continuar, assim como os pagamentos, que já estão sendo realizados e continuarão.”

Já o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Dionatan Tavares destacou a continuidade da parceria da SDR com os APLs e o cumprimento dos compromissos já assumidos pelo governo anterior. Outros pontos foram acordados, como incluir o artesanato no programa de agroindústrias; fortalecer a parceria com a Emater; e a transversalidade de políticas públicas voltadas aos jovens e mulheres rurais.

Também participando do encontro, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcos Regelim, estabeleceu como metas o crédito para as agroindústrias através do Pronaf, aprimoramento das políticas públicas para o setor, além de qualificação técnica para os produtores, com ênfase na produção de alimentos.

Após o debate dos compromissos assumidos pelas diferentes esferas, o representante do APL de Agroindústria e Alimentos Vale do Rio Pardo, Jesus Eremir Rodrigues fez a leitura da carta com o resultado do encontro. O documento será enviado para os participantes e deverá nortear as ações, tanto dos Arranjos, quanto das entidades presentes no encontro.

A Expoagro Afubra segue nesta quinta-feira no parque localizado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo. A feira abre às 8 horas e se encerra às 18 horas. A entrada é gratuita.

Coordenadoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2015
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *