EXPEDIÇÃO: LUCROS QUE BROTAM DA LAVOURA IRRIGADA

São Lourenço do Sul/RS – Iniciamos nosso segundo dia de viagem em São Lourenço do Sul, na Costa Doce. Na localidade de Quevedos visitamos a propriedade de Arnildo Müller, 42 anos, que está virando referência na região sul do Estado graças ao cultivo de tabaco irrigado.

Dos 90 mil pés produzidos, 55 mil contam com o sistema de fertirrigação, que além de água leva fertilizante para a lavoura. Do açude a água é bombeada por um motor a diesel para uma pequena central, onde o produtor faz o manejo e monitora a pressão. Canos maiores alimentam os registros espalhados pela lavoura. Pequenas mangueiras gotejam água nos pés de tabaco por cerca de meia hora por dia, tempo suficiente para manter a planta em condições ideais de desenvolvimento. Dependendo da umidade do solo a irrigação é feita dia sim, dia não.

Arnildo Müller e o sistema de irrigação de tabaco (foto: Bruno Pedry)

Arnildo Müller e o sistema de irrigação de tabaco (foto: Bruno Pedry)

Esta é a segunda safra com tabaco irrigado nas terras de Arnildo Müller. E ele afirma que o investimento de aproximadamente R$ 35 mil valeu a pena. “No ano passado colhi, em média, uma tonelada a mais por hectare onde tinha irrigação. O resultado foi bom e ampliei o sistema para esta safra. Ano que vem quero investir um pouco mais. Considerando o aumento de produtividade, em três anos estarei com tudo pago”, calcula.

Além do incremento financeiro, Müller e a família também ganharam tempo. Aplicar fertilizante de forma manual na lavoura demandava dois dias de trabalho de duas pessoas. Hoje, com o produto misturado à água, a operação de preparo leva menos de meia hora. Na região de São Lourenço e Canguçu, quem não tem irrigação já calcula o tamanho da queda na produtividade devido à falta de chuvas no mês de janeiro.

Água passa por uma pequena central antes de chegar na lavoura (foto: Bruno Pedry)

Água passa por uma pequena central antes de chegar na lavoura (foto: Bruno Pedry)

Igor Müller e Bruno Pedry
igor@editoragazeta.com.br
bruno.pedry@editoragazeta.com.br

Expedição_patrocínios

Share
1 comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *