EXPEDIÇÃO: Em Canoinhas, Seu Renato amplia produtividade

Canoinhas/SC – O Vale do Contestado, ao norte de Santa Catarina, abriga alguns dos principais municípios produtores de tabaco daquele estado, incluindo Canoinhas, Itaiópolis, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Mafra e Papanduva. Não é nada difícil achar fumo por lá: avista-se muitas lavouras nas beiras das rodovias que dão acesso aos municipios.

Na tarde deste sábado, dia 17 de fevereiro, visitamos a propriedade de Seu Renato dos Anjos, na localidade de Cerrito, em Canoinhas. Ele nos contou que, assim como ocorreu no litoral catarinense e no Sul gaúcho, por ali também houve seca nesta safra. Isso atrasou o desenvolvimento das plantas e o início da colheita, que agora já está em mais de 50% e deve ser concluída em meados de março. Ao todo, ele plantou 60 mil pés.

Apesar disso, Seu Renato espera um resultado superior ao do ano passado. Sua expectativa é tirar cerca de 3 toneladas a mais. “Houve seca, mas não chegou a queimar”, disse. Além do fumo, ele mantém cinco hectares de soja na propriedade.

Texto: Pedro Garcia. Foto: Bruno Pedry

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *