Entidades e fumageiras alinham a nova safra

Santa Cruz do Sul/RS – A Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco esteve reunida com as fumageiras nos dias 4 e 5 de setembro na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. A reunião marcou a divulgação dos números finais sobre a safra passada e os primeiros alinhamentos para a safra 2018/2019.

O mercado internacional está focado no Brasil em tabacos maduros com qualidade. Pensando neste mercado e nesta produção, a representação dos fumicultores entende que, para chegarmos neste produto, é muito importante a condução da lavoura desde o plantio. Como estamos no início da safra 2018/2019, se faz necessário discutir amplamente a orientação técnica com cada empresa, qual o modelo de assistência usada e se esta orientação atinge o resultado do produto que o mercado necessita”, explica a nota divulgada pela Comissão.

Outro ponto abordado foi a recomendação de que os produtores realmente plantem somente o que foi registrado com sua empresa fumageira integradora. “Precisamos sempre adequar a oferta ao mercado”. Também foi debatida a participação das classes, subclasses e tipos na classificação do pé de tabaco. “Avaliamos a participação das classes (X, C, B e T), subclasses (O, L, R e K) e tipos (1, 2 e 3), com a preocupação de que o fumicultor não seja prejudicado na hora de comercializar sua safra.”

Uma próxima rodada de reuniões será marcada para dar seguimento ao assunto. As reuniões ocorreram de maneira individual com cada empresa fumageira e a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep).

NÚMEROS SAFRA 2017/2018

Os números finais da safra 2017/2018, nos três estados do Sul do Brasil, apontam uma produção de 685.983 toneladas, em uma área de 297.460 hectares e uma produtividade média de 2.306 quilos/hectare. O preço médio por quilo ficou em R$ 9,15, com um faturamento total de R$ 6.278.431.841,00.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *