Emater valoriza preservação ambiental na Expoagro Afubra

Rio Pardo/RS – A partir do tema “A energia do campo: agricultura familiar e sustentabilidade”, extensionistas da Emater/RS-Ascar trabalham na organização dos espaços temáticos que serão apresentados pela instituição durante a Expoagro Afubra, que ocorre de 21 a 23 de março, em Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Na 17ª edição da “maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil”, a Emater tem como objetivo apresentar tecnologias alternativas, como o uso da energia solar, em diversos espaços de produção, envolvendo renda, preservação e consciência ambiental.

O técnico em agropecuária da instituição e  coordenador geral do Espaço Casa da Emater (foto), Mateus Soares da Rocha, explica que o planejamento e execução das ações está organizado, sendo as atividades realizadas de acordo com as demandas de cada parcela, como o plantio e a poda. “Neste ano traremos para o público opções de diversificação das unidades de produção familiar, com exemplos práticos e viáveis de serem aplicados, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das propriedades rurais”, destaca.

Cerca de 100 extensionistas estão envolvidos com os preparativos da feira e atenderão o público visitante durante a Expoagro. Até lá, semanalmente, integrantes das parcelas temáticas deslocam-se até o Parque da Expoagro para fazer o trabalho de planejamento e manutenção dos espaços. Nos três dias de feira, o público visitante poderá conferir no Espaço Casa da Emater 17 unidades temáticas.

Essas unidades abordarão assuntos referentes à Agroindústria Familiar, Apicultura, Avicultura colonial, Artesanato rural e Turismo Rural, Bovinocultura de leite, Cozinha didática, Energia fotovoltaica, Fruticultura, Oficina de processamento de carnes, Ovinocultura, Piscicultura, Saneamento ambiental, Secagem e armazenagem, Segurança Alimentar, Solos, Cooperativismo e associativismo, Classificação e certificação e Gestão Sustentável.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *