Economista da Fiergs acredita em recuperação gradual para 2018

Santa Cruz do Sul/RS – O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) sediou nessa quinta-feira, 5 de outubro, a reunião da Coordenadoria de Articulação Empresarial (Caemp -Fiergs/Ciergs), em Santa Cruz do Sul. O encontro reuniu lideranças empresarias e associações comerciais da região do Vale do Rio Pardo e foi coordenado pelo vice-presidente regional do Sistema Fiergs/Ciergs, Flavio Haas.

O encontro iniciou com a palestra “A crise acabou. E agora?”, do economista da Fiergs, Oscar André Frank Jr. Ele fez uma análise da economia atual e traçou perspectivas para 2018. “A partir do fim da recessão econômica podemos esperar um desempenho razoável. A recuperação vai acontecer, mesmo que de forma mais lenta e gradual”, avalia. Segundo ele, a crise gera oportunidades. “Quem se preparou sofreu menos, mas mesmo na recessão vimos movimentos positivos e que podem perdurar em 2018, caso da redução das taxas de juros”, avalia.

Frank ainda lembrou que a plena recuperação depende da aprovação de reformas que podem ser pouco populares, como a previdenciária. As eleições em 2018 também devem introduzir alguma volatilidade no cenário econômico, segundo ele, assim como fatores externos, como é o caso das relações entre EUA e Coréia do Norte.

ESTANDE ESTUFA – Ao final da reunião, o grupo confraternizou no estande-estufa do SindiTabaco, dentro do Parque da 33ª Oktoberfest e Feirasul de Santa Cruz do Sul (RS). O presidente da entidade, Iro Schünke, integrante da diretoria da Fiergs, recepcionou os convidados e agradeceu o prestígio da Caemp e Fiergs neste que foi o primeiro evento de uma série de encontros institucionais promovidos pelo Sindicato no estande-estufa. A programação segue nesta sexta-feira, 6 de outubro, quando o SindiTabaco reúne os amigos da indústria, e no sábado, 10, os representantes da segurança regional. Já na segunda-feira, 9, o judiciário e entidades parceiras serão recepcionadas. A programação encerra no dia 10 de outubro, com a participação de convidados da imprensa regional.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *