Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Dicas para uma colheita segura do tabaco

Santa Cruz do Sul/RS – Com a passagem do Dia do Produtor de Tabaco neste 28 de outubro, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) reforça as orientações para a colheitacom o intuito de evitar a Doença da Folha Verde do Tabaco. O Brasil foi pioneiro no desenvolvimento de uma vestimenta de colheita adequada para evitar a intoxicação. A roupa que os produtores recebem a preço de compra das empresas começou a ser desenvolvida em 2009, quando o SindiTabaco contratou um consultoria especializada para pesquisa, desenvolvimento e descrição das especificações técnicas da vestimenta.

Entre 2010 e 2011, uma segunda empresa foi contratada, desta vez para avaliar a eficácia da vestimenta, sua segurança operacional e o grau de proteção à Doença da Folha Verde do Tabaco. O estudo comprovou cientificamente que o traje de colheita assegura uma diminuição de 98% da exposição dérmica, sendo considerada altamente eficiente no controle do problema. Além disso, a vestimenta foi desenvolvida prevendo um maior conforto térmico aos trabalhadores.

“Apesar das campanhas de conscientização promovidas pelo SindiTabaco e pelas empresas associadas, da orientação dos técnicos envolvidos e da disponibilização do material a preço de compra, alguns produtores ainda resistem à utilização da vestimenta”, lamenta Iro Schünke, que costuma falar sobre o tema durante os Ciclos de Conscientização. “A saúde é o maior bem que o produtor tem. Pequenas atitudes, como utilizar a vestimenta e luvas específicas, evitar colher quando as folhas estiverem molhadas e preferir os horários menos quentes do dia, possibilitam ao produtor um trabalho seguro”, reitera o presidente do Sinditabaco.

DR.NIKO TINO: Presença garantida nos seminários do Ciclo de Conscientização para saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, o Dr. Niko Tino (Cristiano Pereira) apresenta seu mundo científico em um vídeo educativo, abordando temas como uso de agrotóxicos e Doença da Folha Verde do Tabaco de forma irreverente. Assista ao vídeo (clique aqui).

ENTENDA: Durante a colheita, se não for utilizada a vestimenta adequada, a nicotina da planta, em contato com a pele, pode causar mal-estar nos produtores, principalmente se as folhas do tabaco estiverem umedecidas por chuva ou orvalho. A exposição à nicotina acontece no contato da pele com a resina (goma) das folhas de tabaco durante a colheita, no desponte, no recolhimento da lavoura e no carregamento das estufas e dos galpões de cura. Absorvida pela pele, a nicotina é transportada até os vasos sanguíneos. Sua absorção é maior com o aumento da área exposta e com a presença de lesões na pele.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *