Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Convênio prevê acompanhamento da comercialização de tabaco

Santa Cruz do Sul/RS – A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a EmaterRS/Ascar já abriram o diálogo para renovar o contrato de acompanhamento da classificação de tabaco junto às empresas fumageiras. Nesta quinta-feira, durante a posse do novo presidente da empresa de extensão rural no Rio Grande do Sul, Clair Tomé Kuhn, a intenção da diretoria da Afubra é conversar novamente sobre o assunto. Uma reunião exclusiva com esta pauta está agendada para o final deste mês. A expectativa é que o trabalho dos técnicos junto às esteiras comece em fevereiro.

O classificador de produtos vegetais da EmaterRS/Ascar de Santa Cruz, Luiz Antônio Kaufmann, explica que a auditoria na indústria geralmente envolve de quatro a cinco técnicos, que atuam em forma de rodízio nas companhias associadas ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). “Fazemos o acompanhamento, mas só intervimos se há solicitação do produtor ou da empresa, já que se trata de uma transação comercial”, enfatiza. O serviço, que ocorre há mais de 20 anos, é considerado imprescendível pela Afubra.

Segundo o presidente da associação, Benício Albano Werner, os técnicos estão disponíveis e podem ser acionados por todos os fumicultores, em caso de dúvida na hora da venda do tabaco, inclusive por não associados. “Enquanto houver entendimento entre as partes, não há interferência, mas o serviço é importante quando há desacordo, especialmente porque o classificador atua em favor da conciliação”, justifica. Além disso, os profissionais podem repassar orientações para os agricultores sobre as classes do produto.

SOBRE O SERVIÇO

O acompanhamento da venda do tabaco existe há mais de duas décadas. Inicialmente, o governo federal custeava o serviço, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também em parceria com a Unidade de Classificação e Certificação da EmaterRS/Ascar. A partir da assinatura da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco por parte do Brasil, a União renunciou à tarefa, que foi assumida pela Afubra.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *