Construção do CVT está mais próxima

Rio Pardo/RS – A Prefeitura de Rio Pardo recebeu no dia 24 de junho a primeira parcela, de R$ 1 milhão, para a construção do Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo, a ser construído dentro do Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão del Rey. A solenidade de assinatura da autorização para o início das obras foi assinada na semana passada, na manhã do dia 30 de junho.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, parabenizou a ideia do Centro e lembrou do empenho da entidade em aprovar a liberação da área, dentro do Parque da Expoagro Afubra. “A área de terras foi comprada em 1978 e, hoje, é um local importante para toda a região, com a realização da nossa feira e, agora, com a construção do CVT que, certamente, se tornará referência não somente para a região, mas também para o Estado e País”. Para garantir maior segurança ao empreendimento, Werner lembrou sobre o acesso ao local. “Durante nossa feira, o acesso é feito pela nossa equipe com apoio da Polícia Rodoviária.Entretanto, com o CVT, cujo acesso será diário, é preciso pensar em melhorias”.

A reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia de Lima Helfer, ao lembrar da trajetória do projeto, ressaltou que “a partir de hoje podemos vislumbrar o espaço do CVT, espaço de ensino e cursos de capacitação”. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, ao analisar a atual situação política do País e econômica do Estado, destacou que “nossa região faz acontecer, pois as instituições se unem por um bem comum”.

Para os deputados, estadual Edson Brum e federal Alceu Moreira, o CVT vai transformar o Vale do Rio Pardo com investimentos na educação, ciência e tecnologia. Já o secretário adjunto da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, falou sobre a importância do CVT para as pequenas e médias propriedades rurais. “O CVT, junto com os produtores e empresários, poderão levar novas tecnologias ao meio rural”.

O prefeito Schwanke lembrou os percalços para o projeto sair da ideia e creditou a realização do mesmo ao diferencial da região: a união e a ajuda mútua de entidades e municípios. “Manter a cultura secular do tabaco, mas conseguir implantar novas culturas com tanto rendimento. O CVT irá congregar tudo de bom para levar à propriedade agrícola grande destaque, mantê-la ativa e com sucessão”.

Para saber mais: O CVT visa promover a inclusão social e produtiva por meio de projetos e programas de extensão tecnológica, articulada à pesquisa por demanda social; à educação profissional e tecnológica; ao empreendedorismo e à inovação. Em 2013 foi realizada a cerimônia de lançamento do projeto do CVT e da Unidade Externa do Parque Científico e Tecnológico da Unisc, o TecnoUnisc.

A Unidade I do Parque foi inaugurada em abril de 2014 no campus-sede da Unisc, abrigando também o Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos. Já a área externa, que contempla também o CVT, é anexa ao Parque de Exposições da Expoagro Afubra, localizado na BR 471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *