Colheita do tabaco já chega a 95% no litoral de Santa Catarina, diz Afubra

Santa Cruz do Sul/RS – Os produtores de tabaco do litoral de Santa Catarina já se encaminham para o encerramento da colheita da safra 2014/15. É o que aponta balanço divulgado nesta segunda-feira pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) elaborado com dados de até sábado passado.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, tradicionalmente a região litorânea de Santa Catarina é a mais adiantada. O índice já chega a 95%. A colheita avança rápido também nas regiões catarinenses de Tubarão e Braço do Norte, onde pouco mais de 70% do tabaco já foi retirado das lavouras.

No Rio Grande do Sul, conforme a Afubra, a região de Santa Cruz do Sul é a mais adiantada. “Até sábado, 45% das lavouras já tinham sido colhidas”, informou o dirigente destacando que nas regiões de Cachoeira do Sul e Venâncio Aires o índice é muito semelhante. “São realidades muito parecidas”, comenta.

De acordo com a Afubra, a área plantada de tabaco nos três estados do Sul deverá cair dos 323,7 mil hectares na safra 2013/14 para 308,2 mil hectares no atual ciclo. A maior diferença será verificada na área do tabaco Burley, que deverá passar de 45 mil hectares para 40 mil hectares, comenta o presidente da Afubra.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *