CHUVARADA JÁ CAUSA PREJUÍZO A FUMICULTORES DO SUL DO BRASIL

Santa Cruz do Sul/RS – Pelo menos 700 produtores de tabaco dos três estados do Sul do Brasil já acumulam prejuízos com a chuvarada que atinge a região desde o meio da semana. A maioria é do Rio Grande do Sul, Estado que registra os maiores volumes. Das 7 horas de quarta-feira às 7 horas de hoje, Venâncio Aires registrava acumulado de 114 milímetros. O município é o que mais produz fumo no Brasil. Em Candelária o acumulado no mesmo período foi de 158 milímetros e, em Rio Pardo, de 142 milímetros.

De acordo com Paulo Vicente Ogliari, gerente de pesquisa e estatística da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o Vale do Rio Pardo é a região mais atingida. A filial de Venâncio contabilizava 230 registros de granizo até o início da tarde de hoje. Em Santa Cruz do Sul e arredores eram 125 chamados e, em Candelária, 120.

O granizo veio entre o fim da tarde de ontem e a madrugada de hoje na região. Conforme Ogliari, os casos são localizados e nenhuma lavoura foi totalmente comprometida. “A maioria dos produtores relatou prejuízo pequeno. Isso sinaliza que até o início da semana que vem deveremos ter mais notificações, uma vez que ainda tem produtor conferindo os estragos.”

Paulo Vicente Ogliari explica que, no momento, a preocupação não é tanto com o granizo, mas sim com o excesso de chuva. A água lava a terra e pode inclusive abrir valetas no meio da lavoura, levando pés inteiros de tabaco. “Em alguns casos o produtor precisará repôr os nutrientes, gerando custo extra”, resume. Outro problema é a baixa luminosidade, o que interfere no ganho de peso das folhas. “Elas ficam mais leves e, na hora da venda, o produtor acaba ganhando menos com isso”, explica.

Chuva forte danificou lavoura de tabaco do interior do município gaúcho de Arroio do Tigre (foto: reprodução Facebook)

Chuva forte danificou lavoura de tabaco do interior do município gaúcho de Arroio do Tigre (foto: reprodução Facebook)

Lavoura quase pronta para primeira colheita foi atingida pelo granizo em Venâncio Aires (foto: reprodução Facebook)

Lavoura quase pronta para primeira colheita foi atingida pelo granizo em Venâncio Aires (foto: reprodução Facebook)

 
Igor Müller
igor@editoragazeta.com.br
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *