Anvisa muda regras e proíbe expositores luminosos com cigarros

Brasília/DF – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) endureceu as regras para exposição de tabaco e derivados em pontos de venda. A decisão foi votada durante reunião de diretoria de colegiado na manhã desta terça-feira, 16. Expositores luminosos e com movimento ou som foram proibidos. Os expositores de cigarros só poderão ser colocados dentro dos estabelecimentos o mais distante possível de doces e brinquedos, sem poder estar nos balcões ou caixas.

Outro ponto que muda é a área em expositores destinada para as advertências sobre os riscos de fumar, que antes estava fixada em 10% do total. Venda de produtos com tabaco e derivados pela internet, distribuição de brindes e amostras grátis também não poderão mais acontecer.

As regras referentes aos expositores e mostruários devem entrar em vigor em maio de 2019. Já a exposição dos produtos longe de doces e brinquedos deve valer a partir de maio de 2020. Em maio deste ano, entram em vigor as novas embalagens de cigarros, que trazem imagens de advertência com mais destaque. Leia mais no Portal Gaz (aqui).

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *