Alliance One completa 10 anos de atuação no setor

Venâncio Aires/RS – Em 13 de maio de 2005 nascia a Alliance One, proveniente da união de duas grandes organizações do setor fumageiro mundial, a Dimon Incorporated e a Standard Commercial Corporation, no Brasil denominada Meridional de Tabacos.

As mudanças ocorridas em 10 anos de história serviram de base para a consolidação de uma empresa que é referência em inovação, competitividade, tecnologia e responsabilidade social. “Uma década de muito trabalho, que se renova, a cada dia, para assim continuarmos no caminho certo, sempre focados nos próximos anos que ainda virão”, destaca o diretor regional da Alliance One para a América do Sul, Alexandre Strohschoen.

O crescimento junto às comunidades se reflete nas ações sociais da companhia, presentes em suas áreas de atuação. O trabalho da empresa abrange a Região Sul do Brasil, onde conta com 21 mil produtores contratados em mais de 370 municípios. Na indústria e unidades de compra são 3,5 mil empregos diretos, entre efetivos e temporários.

Complexo da Alliance One na cidade gaúcha de Venâncio Aires

Complexo da Alliance One na cidade gaúcha de Venâncio Aires (foto: divulgação)

TRAJETÓRIA

Dos fatos importantes dessa trajetória, destaque para construção da unidade de compra e beneficiamento em Araranguá (SC), inaugurada em março de 2011. No mesmo ano, a Alliance One adquiriu uma área de 90 mil metros quadrados no centro de Venâncio Aires (RS), que abriga a matriz e o polo logístico da empresa no Brasil.

O Centro Administrativo foi inaugurado em 2012, o que marcou oficialmente a centralização das operações na Capital do Chimarrão e consolidou a companhia como a maior geradora de empregos e impostos do município. A criação de uma nova empresa, a China Brasil Tabacos – entre a Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos (AOB) e a China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB) – foi oficializada no início de 2012.

Centro Administrativo, no Centro de Venâncio Aires (foto: divulgação)

Centro Administrativo, no Centro de Venâncio Aires (foto: divulgação)

SOCIAL

Atuar de forma ética e igualitária em todas as suas relações é um dos preceitos da Alliance One. Nessa primeira década de trajetória, a empresa beneficiou milhares de pessoas através de suas iniciativas, tanto no campo quanto na cidade. Neste período os investimentos sociais foram focados em atividades e projetos que procuram contribuir com o desenvolvimento da sociedade, com possibilidade de diminuir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida.

Os projetos de jornada escolar ampliada com oficinas educacionais e especialização profissional para mães são um exemplo da preocupação da empresa quando o assunto é erradicação do trabalho infantil. Muito foi realizado também dentro do contexto da educação e preservação ambiental, bem como no que diz respeito à capacitação das comunidades através de atividades que geram trabalho e renda, autossustentabilidade e desenvolvimento humano e social.

AMBIENTAL

A preocupação com as questões ambientais são evidenciadas na Alliance One através de ações implementadas ao longo destes 10 anos. A gestão ambiental vai além das exigências legais. O Sistema de Gestão Integrado (SGI), que possui a certificação ISO 14001, determina todas as iniciativas com relação à área ambiental nas atividades industriais. Dentro da indústria são controlados os resíduos, captação de água das chuvas, consumo de água e energia conscientes, coleta seletiva de lixo, bem como são mantidas a Central de Resíduos e a Estação de Tratamento de Efluentes.

A empresa mantém uma área de 300 hectares reflorestada com eucalipto que tem por finalidade a produção da lenha que é utilizada para geração de energia necessária ao beneficiamento do tabaco. No campo, a companhia tem incentivado práticas conservacionistas, que fazem parte do programa Boas Práticas Agrícolas: cultivo mínimo; plantio direto; rotação de culturas; desenvolvimento de cultivares melhorados; manejo integrado de pragas; melhoria da eficiência das unidades de cura; reflorestamento e preservação de fontes naturais e áreas verdes, todas focadas na preservação dos recursos naturais da propriedade.

O foco na sustentabilidade da produção de tabaco é mantido por meio do Centro de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento, em Passo do Sobrado (RS), e do Centro de Pesquisa e Produção de Sementes, em Vera Cruz (RS). Além disso, em parceria com organizações públicas e privadas, a Alliance One desenvolve ações que têm por objetivo a preservação ambiental, como recolhimento e reciclagem de embalagens de agrotóxico e apoio ao Programa de Microbacias Hidrográficas.

Unidade do município catarinense de Araranguá (foto: divulgação)

Unidade do município catarinense de Araranguá (foto: divulgação)

Assessoria de Comunicação da Alliance One
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *