Agro-Phyto 2017 finaliza atividades em Santa Cruz do Sul com grande público

Santa Cruz do Sul/RS – O último dia do Coresta Agro-Phyto contou com uma programação técnico-científica intensa. Durante toda a manhã e tarde, representantes de 22 países estiveram reunidos no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram 19 apresentações relacionadas a técnicas de cruzamento, agentes de proteção da lavoura e controle biológico.

O presidente do Coresta, Huub Vizée, afirmou estar muito feliz com o número de participantes e o conteúdo geral do programa, que mostrou um aumento na tendência de número e qualidade de apresentações. “Cientistas de 22 países reuniram-se para apresentar, compartilhar e aprender uns com os outros. Isso mostra o apoio contínuo de empresas e organizações envolvidas em questões de agronomia e fitopatologia. Isso demonstra mais uma vez o valor crescente da cooperação internacional no trabalho de pesquisa realizado pela Coresta, refletindo a visão da Associação para ser reconhecida por nossos membros e órgãos externos relevantes como fonte autorizada de ciência e práticas recomendáveis publicamente disponíveis e credíveis relacionadas a tabaco e seus produtos derivados”, avalia.

Vizée também agradeceu ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) pela organização do evento. “A conferência foi perfeitamente organizada pela SindiTabaco, altamente apreciada tanto pelo Coresta quanto pelos delegados. Os dois eventos realizados em Santa Cruz do Sul, em 2005 e 2017, possuem o maior número de participantes na história da conferência Coresta Agro-Phyto. O SindiTabaco criou o ambiente perfeito para oportunidades de networking, que é uma parte vital do fundamento da existência da Coresta; somos muito gratos à hospitalidade da indústria brasileira do tabaco”, finalizou. A programação contou com três eventos sociais, promovidos no domingo (jantar de boas-vindas), na terça-feira (jantar gaúcho) e encerra nesta quinta-feira, 26 de outubro, com um jantar de gala, no Santa Cruz Country Club.

O presidente do SindiTabaco, anfitrião do evento no Brasil, Iro Schünke, disse ser uma grande honra receber o evento. “Oportunidades como esta são raras e ficamos muito felizes por poder novamente acolher este encontro que reúne os maiores especialistas do mundo nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Para Santa Cruz do Sul certamente foi também uma oportunidade, considerando o movimento dos últimos dias no comércio e serviços locais”, ressaltou.

SAIBA MAIS – O Agro-Phyto é um evento de cunho científico realizado a cada dois anos. As pesquisas apresentadas são relacionadas às áreas de agronomia e fitopatologia e abordam experimentos sobre produção de sementes, mudas, fertilização, tratos culturais, cura e armazenamento do tabaco, controle de pragas e doenças, redução e substituição de agrotóxicos, além da produção sustentável do tabaco. A edição de 2017 conta com representantes de 22 países e 72 trabalhos, sendo 60 apresentações orais e 12 no formato de pôster. O evento é promovido pelo Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta), associação sem fins lucrativos, fundada em 1956, cujo propósito é promover a cooperação em pesquisa científica relativa ao tabaco e seus produtos derivados.

A principal atividade consiste em produzir e tornar público boas práticas, relatórios científicos seguros e métodos analíticos robustos, e ainda estabelecer uma rede de contatos para os cientistas. Os membros do Coresta são fabricantes, universidades, institutos de pesquisa, fornecedores de componentes ou equipamentos, laboratórios independentes ou do governo, associações, etc. Os associados estão sediados em mais de 40 países e representados em mais de 50 por meio de suas subsidiárias e afiliadas. No site www.coresta.org, é possível acompanhar as deliberações do Coresta.

Coresta Agro-Phyto 2017

23 a 26 de outubro 2017

Apoiadores

O evento conta com o apoio das seguintes empresas: Souza Cruz, JTI, Philip Morris Brasil, SQM, Profigen do Brasil, Tecon Rio Grande, Bayer, FMC, Syngenta, Yara Brasil Fertilizantes, Unifertil e Carolina Soil do Brasil.

Países participantes

África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Croácia, Cuba, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Índia, Itália, Japão, Malaui, Paraguai, Reino Unido, Suíça e Zimbábue. Mais informações no site www.corestabrazil.com.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *