Afubra já recebeu 547 avisos de estragos na região; contagem segue

Santa Cruz do Sul/RS – A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) está em pleno movimento na manhã desta segunda-feira, 2. Em razão da tempestade registrada nesse domingo, 1º, a associação recebeu 547 notificações de estragos em plantações de tabaco na região. Os dados foram contabilizados até as 10h20.

Conforme o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, os municípios de Santa Cruz, Vera Cruz, Rio Pardo e Passo do Sobrado foram os mais afetados. “Principalmente na parte mais baixa, o tabaco já estava quase totalmente desenvolvido. O estrago é muito grande, segundo os produtores”, comentou em entrevista à Rádio Gazeta nesta manhã.

Como os avisos e a contagem das propriedades continuam, a associação se prepara para atender mais do que o dobro das notificações já recebidas. Os números são atualizados a todo o momento, portanto, o montante de cada município ainda não foi contabilizado. Entretanto, Ogliari adianta que, na região, o município mais afetado foi Rio Pardo.

Ainda nesse domingo, o Portal Gaz noticiou a destruição de 100 mil pés de tabaco em uma propriedade em Rio Pardo. O granizo que atingiu a lavoura do agricultor Lauro dos Santos Pereira destruiu toda a plantação. Com o temporal, a comunidade de João de Maura, localizada no 3º Distrito de Rincão Del Rey, no interior, está preocupada com a produção. Também no local, o produtor Marcos Fagundes perdeu 100% da safra. Segundo ele, 90 mil pés foram destruídos. Ainda na comunidade, Oneide Severo registrou grandes estragos na sua propriedade.

Veja fotos dos estragos no Portal Gaz.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *