A primeira visita, no Paraná

Por: Romar Beling, gestor de conteúdo multimídia, e Lula Helfer, fotógrafo
Contatos: caminhosdotabaco@gaz.com.br e WhatsApp (51) 99733-8338

Santa Cruz do Sul/RS – As lavouras de tabaco estão presentes em 557 municípios dos três estados do Sul do Brasil. E por algumas dezenas dessas localidades nossa equipe já passou ao longo do dia de ontem, no trajeto entre Santa Cruz do Sul e Imbituva, com seus 30,5 mil habitantes, no centro-sul do Paraná.

A partir dessa cidade, na manhã de hoje, inicia-se efetivamente a quinta edição da expedição Os Caminhos do Tabaco 2020, iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações, que percorrerá propriedades produtoras no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O roteiro foi estruturado de maneira a contemplar um panorama da realidade atual e das perspectivas para o futuro a curto e médio prazos na produção de tabaco na região Sul, sob o patrocínio de entidades, empresas e organizações.

O deslocamento até o Paraná foi realizado ao longo de todo o domingo, com saída defronte à sede da Gazeta, na Rua Ramiro Barcelos, às 9 horas. Foram 700 quilômetros percorridos, via RSC-153, até Soledade, posteriormente ingressando na BR–386 e então rumando no sentido de Passo Fundo e Erechim. O grupo ingressou em Santa Catarina por Concórdia e atravessou esse estado em direção a Caçador, para, via Porto União, já no Paraná, chegar a Imbituva, onde a caminhonete da expedição foi estacionada às 20 horas.

Hoje pela manhã, o primeiro compromisso efetivo da comitiva será na propriedade de Felipe da Silva Gomes, em Ipiranga, na divisa com Ivaí. A delegação vai ao encontro de Anderson Rebinski, cuja propriedade situa-se no caminho, e ele acompanhará a visita. Felipe Gomes, ao lado de dois de seus irmãos, cultiva 240 mil pés de tabaco e, mais recentemente, diversificou as atividades com a construção de pavilhão para criar 1,2 mil suínos, além de ter investido em energia fotovoltaica, recurso cada vez mais presente nas regiões que se dedicam ao tabaco.

Após outras visitas a produtores, o dia deverá ser concluído em Rio Azul, onde está agendada entrevista com o prefeito local, Rodrigo Skalicz Solda, atual presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco).

Portal Gaz e Rádio Gazeta acompanham
A expedição é integrada pelo jornalista Romar Rudolfo Beling e pelo fotógrafo Lula Helfer, da Gazeta do Sul; pelo produtor rural e influenciador digital Giovane Luiz Weber, que assina a coluna “Por Dentro da Safra”, na Gazeta do Sul (atualmente em férias); e pelo funcionário público Alan Toigo, de Água Doce (SC), que dará suporte na edição de imagens. A família de Alan é do meio rural, sendo seus pais criadores de aves e de suínos. Weber e Toigo são também colegas na administração de página na internet, a Fumicultores do Brasil. No Paraná, em algumas das atividades vai se incorporar à equipe o produtor rural Anderson Rebinski, que reside no município de Ivaí e em 2019 acompanhou toda a expedição ao lado de Weber e Toigo.

Além do compartilhamento diário de conteúdo em página inteira na Gazeta do Sul,informações atualizadas serão transmitidas sobre a realidade de produção pelo Portal Gaz e ainda pela Rádio Gazeta FM 107,9. Enquanto os expedicionários movimentam-se em visitas a propriedades e em entrevistas com produtores e lideranças, os leitores e os ouvintes poderão acompanhar tudo nas diversas plataformas e enviar mensagens à equipe.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *