Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

EXPOAGRO: DEPUTADO QUER EXPLICAÇÃO SOBRE PREÇO DO TABACO

Deputado Sérgio Moraes (PTB-RS)
Deputado Sérgio Moraes (PTB-RS)

Rio Pardo/RS – O deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS) anunciou na manhã desta terça-feira, após a solenidade de abertura da Expoagro Afubra 2015, que está organizando uma audiência pública em Brasília para discutir a comercialização da atual safra de tabaco. Ainda não há definição de quando o encontro será realizado na Câmara Federal. Serão convidados representantes dos agricultores, da indústria e do governo.

Produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão insatisfeitos com o rigor na classificação e o que consideram baixa remuneração pelo produto. Em Canoinhas, no norte de Santa Catarina, já houve protesto. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) organiza ato para o início do mês que vem. O atual momento foi criticado na abertura da Expoagro pelo presidente da Afubra, Benício Werner.

Embora a comercialização tenha iniciado há mais de um mês – mais tarde do que em anos anteriores -, algumas indústrias sequer reajustaram os valores de tabela. Outras firmaram acordo com as entidades representativas dos fumicultores assegurando reajuste de 6,4%, equivalente à inflação acumulada no ano passado. Os estoques elevados e a retomada da produção na África estariam criando um cenário desfavorável para o tabaco brasileiro, o que se reflete no preço.

De acordo com o deputado Sérgio Moraes, as indústrias precisam esclarecer aos agricultores o que está havendo. “Quando o dólar está baixo a negociação é ruim porque o dólar está baixo. Agora que o dólar está alto a negociação é ruim porque o dólar está alto. O colono não aguenta mais isso, não tem direito a receber um valor justo”, bradou o petebista, adiantando que “vamos levar esse povo para Brasília e lá as indústrias vão dizer por que a situação está assim”.

Igor Müller
igor@editoragazeta.com.br
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *