Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Produção Integrada de Tabaco habilita profissionais do setor

Santa Cruz do Sul/RS – A Produção Integrada de Tabaco (PI do Tabaco), que foi regulamentada pela Instrução Normativa 27, de 11 de agosto de 2014, e normativa procedimentos de produção segura, rastreada e sustentável, com vistas à certificação, realiza cursos de capacitação de profissionais do setor para implementação das Normas Técnicas Específicas (NTE). O primeiro Curso de Capacitação de Auditores, para engenheiros agrônomos e agrícolas, ocorre nesta semana em Santa Cruz do Sul, enquanto na próxima semana instrutores e orientadores agrícolas das empresas serão formados Responsáveis Técnicos.

O curso em questão é o primeiro realizado para uma cadeia produtiva na região Sul do Brasil, entre os 18 produtos com normas de PI publicadas, e a segunda cultura a acolher um treinamento deste porte no País. Iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenação é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a gestão do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), sendo parceiras a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e federações de produtores nos três Estados (Farsul/Fetag, Faesc/Fetaesc, Faep/Fetap).

“O Mapa reconhece a importância deste produto que é o segundo na pauta da exportação agrícola gaúcha. A PI Brasil é o sistema ideal para o produtor porque oferece opções tecnológicas mais realistas”, afirmou Ricardo Furtado, da Superintendência do Mapa no Rio Grande do Sul. A certificação será um diferencial do produto, do qual o Brasil é o segundo maior produtor e primeiro na exportação, acentua Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. “O tabaco tem sido pioneiro em muitas ações neste país e este é mais um marco. É o pontapé inicial prático da PI do Tabaco, que começou a se desenhar em 2008 e deverá fortalecer a produção brasileira no competitivo mercado internacional”, complementa.

Com informações da Assessoria de Comunicação do SindiTabaco
 
Dirigentes de instituições com auditores da PI do Tabaco em curso (foto: divulgação)
Dirigentes de instituições com auditores da PI do Tabaco em curso (foto: divulgação)
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *