Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Expedição vai percorrer os caminhos do tabaco no Sul do Brasil

Santa Cruz do Sul/RS – Em 308 mil hectares espalhados por 619 municípios, o Sul do Brasil vai produzir aproximadamente 600 mil toneladas de tabaco na atual safra, segundo estimativa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). São 674 mil pessoas envolvidas diretamente na atividade, que em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ganha contornos muito particulares. Para mostrar as diferentes realidades do setor e contar as histórias de quem produz um dos principais itens da pauta de exportações do agronegócio, a Gazeta Grupo de Comunicações vai pegar a estrada.

Batizada de Os caminhos do tabaco, a inédita expedição multimídia percorrerá cerca de 4 mil quilômetros entre o sul do Rio Grande e o norte do Paraná. Durante a semana, os repórteres Igor Müller (textos) e Bruno Pedry (imagens) visitarão produtores, indústrias, entidades e empresas ligadas ao setor para montar uma radiografia atual da cadeia produtiva do tabaco. O produto é responsável por movimentar até 80% da economia de pequenos municípios, principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A expedição começa na tarde deste domingo. De Santa Cruz do Sul os repórteres partem em direção ao Sul do Estado. A primeira parada será em São Lourenço do Sul, onde agricultores investem no cultivo de tabaco com irrigação. Ainda na segunda-feira a expedição passará pelo município de Canguçu, onde logo no início da safra os fumicultores sofreram com a geada e tiveram que recomeçar as plantações do zero. Os bons resultados na hora da colheita mostram que a manobra valeu a pena.

Saindo do Sul, a equipe passará pelo Centro do Estado. Primeiro por Venâncio Aires, o município que mais planta fumo no Brasil, e depois por Santa Cruz, o maior polo mundial de beneficiamento da planta. Na região Centro-Serra a procura será pela produção de fumo em corda, orgânico e do tipo Burley, com e sem colheita mecanizada. Depois de Arroio do Tigre, o próximo destino será o Oeste de Santa Catarina. Até quarta-feira a equipe pretende chegar à região de Marechal Cândido Rondon, próximo ao lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Da região da Tríplice Fronteira a expedição segue em direção ao Centro do Estado, passando por Irati e Rio Negro, entre outros municípios produtores. Já na reta final da viagem a equipe passará pelas regiões catarinenses de Rio do Sul, Tubarão e Araranguá, onde a produção de tabaco ocorre até mesmo quase na beira da praia. O retorno a Santa Cruz está previsto para a próxima sexta-feira.

expedi
Repórteres Bruno Pedry e Igor Müller (esquerda) vão rodar 4 mil quilômetros (foto: Rodrigo Assmann)

ACOMPANHE

A expedição será contada em detalhes no rádio, na internet e no jornal. Coluna especial será veiculada no jornal Gazeta do Sul entre este e o próximo fim de semana. Nela, os repórteres mostrarão o dia a dia da viagem, em uma espécie de diário de bordo. Na internet, o conteúdo será centralizado no Portal Gaz e no Portal do Tabaco com atualizações ao longo do dia e interação com os internautas. A prioridade é a publicação de vídeos produzidos ao longo do roteiro. Nas quatro rádios do grupo – Gazeta AM e Gazeta FM (Santa Cruz do Sul), Rádio Rio Pardo e Gazeta FM 98.1 (Sobradinho) – os boletins serão sempre no início da manhã e no fim da tarde. Por fim, todo o conteúdo será reunido em um suplemento especial da Gazeta do Sul no fim de fevereiro.

Expedição_patrocínios

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *