7º Ciclo de Conscientização começa em julho pelo RS

Santa Cruz do Sul/RS – Começa em julho pelos municípios gaúchos de Paraíso do Sul, Sinimbu e Barão do Triunfo o 7º Ciclo de Conscientização sobre a saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em Santa Catarina e no Paraná os eventos acontecem no segundo semestre do ano.

O 7º Ciclo de Conscientização atende aos termos dos acordos firmados perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) e faz parte do programa Crescer Legal, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer. De acordo com a legislação, menores de 18 anos não podem trabalhar na cultura do tabaco.

Nas últimas edições, o evento reuniu 15 mil pessoas de 38 municípios da região Sul do Brasil. Em 2014, o 6º Ciclo contabilizou a participação de 3 mil pessoas, 70% deles produtores de tabaco. Pesquisa realizada durante os eventos apontou que 83% dos participantes se sentiram melhor informados sobre os temas e 87% acreditam que o conhecimento sobre o assunto pode promover a mudança de atitude dos produtores na erradicação do trabalho infantil.

“Além de produzir um tabaco de qualidade e integridade, o produtor deve também se preocupar em produzi-lo de forma sustentável, observando as boas práticas agrícolas, a preservação do meio ambiente, a sua saúde e segurança (uso do EPI e da vestimenta de colheita), bem como evitando o trabalho de crianças e adolescentes menores de 18 anos na cultura de tabaco. Este deverá ser o grande trunfo do tabaco brasileiro para se diferenciar no mercado internacional e depende exclusivamente da conscientização de toda a cadeia produtiva do tabaco”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Encontro realizado em 2014 no município gaúcho de Arroio do Padre

Encontro realizado em 2014 no município gaúcho de Arroio do Padre (foto: divulgação)

Assessoria de Comunicação do SindiTabaco
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *