7º Ciclo de Conscientização começa em julho pelo RS
|Santa Cruz do Sul/RS – Começa em julho pelos municípios gaúchos de Paraíso do Sul, Sinimbu e Barão do Triunfo o 7º Ciclo de Conscientização sobre a saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em Santa Catarina e no Paraná os eventos acontecem no segundo semestre do ano.
O 7º Ciclo de Conscientização atende aos termos dos acordos firmados perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) e faz parte do programa Crescer Legal, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer. De acordo com a legislação, menores de 18 anos não podem trabalhar na cultura do tabaco.
Nas últimas edições, o evento reuniu 15 mil pessoas de 38 municípios da região Sul do Brasil. Em 2014, o 6º Ciclo contabilizou a participação de 3 mil pessoas, 70% deles produtores de tabaco. Pesquisa realizada durante os eventos apontou que 83% dos participantes se sentiram melhor informados sobre os temas e 87% acreditam que o conhecimento sobre o assunto pode promover a mudança de atitude dos produtores na erradicação do trabalho infantil.
“Além de produzir um tabaco de qualidade e integridade, o produtor deve também se preocupar em produzi-lo de forma sustentável, observando as boas práticas agrícolas, a preservação do meio ambiente, a sua saúde e segurança (uso do EPI e da vestimenta de colheita), bem como evitando o trabalho de crianças e adolescentes menores de 18 anos na cultura de tabaco. Este deverá ser o grande trunfo do tabaco brasileiro para se diferenciar no mercado internacional e depende exclusivamente da conscientização de toda a cadeia produtiva do tabaco”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.
Assessoria de Comunicação do SindiTabaco