Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Expoagro Afubra começa nesta terça-feira

Por: Maria Helena Lersch

Rio Pardo/RS – A um dia do início de mais uma Expoagro Afubra, em Rio Pardo, municípios da região já sentem os efeitos da maior feira da agricultura familiar do País. No parque em Rincão Del Rey, as estruturas foram concluídas ainda no fim de semana. Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, nesta segunda-feira, 25, chegam os últimos expositores. “A maioria começou a chegar no sábado e domingo. Geralmente, só as agroindústrias se instalam no último dia, por causa da conservação dos produtos”, comenta.

O tempo seco favoreceu a montagem das estruturas e, no sábado, lonas foram colocadas. A expectativa agora é pela abertura, nesta terça-feira. A solenidade está marcada para as 9 horas, no palco do Espaço Cultural. A organização espera que o número de visitantes supere o do ano passado, que fechou em 98 mil pessoas nos três dias de feira.

O presidente da Afubra destaca o aumento do número de excursões. “Só da região sul do Estado, é três vezes maior que em 2018.” Quem também deve incrementar os números são os alunos de escolas técnicas agrícolas. Conforme Werner, o interesse desses frequentadores tem aumentado.

Hotéis lotados na região

Além das vendas dentro do Parque da Expoagro, quem também sente o impacto são os hotéis do Vale do Rio Pardo. Os principais estão com todos os quartos reservados para o período da feira, desta terça até quinta. Em Rio Pardo, tanto o Recanto do Imperador quando o Minuano e o Centuri estão lotados. A maioria das reservas foi feita pelos expositores que vão ao município todos os anos.

A cerca de 30 quilômetros de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul também tem a economia movimentada durante a feira. No Charrua, Soder e Aquarius, principais hotéis do Centro da cidade, as vagas para o período foram preenchidas há mais de um mês. Além dos visitantes do Rio Grande do Sul, há também hóspedes de Santa Catarina, São Paulo e Paraná que procuram pelo serviço. Nos dois hotéis de Vera Cruz, o Dal Molin e o Imperial, também há lotação máxima para os três dias de Expoagro.

Ônibus gratuito

Para facilitar o acesso de visitantes à Expoagro Afubra, a organização vai disponibilizar novamente transporte coletivo gratuito. De acordo com a Afubra, os interessados podem embarcar na parada de ônibus localizada na Rua Júlio de Castilhos, na Praça Siegfried Heuser. No local, haverá um colaborador da Afubra que entregará um vale de ida até o parque. Esse vale deve ser entregue ao cobrador do ônibus.

Para a volta, o embarque será defronte ao Parque da Expoagro Afubra, onde, novamente, será entregue um vale. O embarque para a visita à feira é permitido apenas nessa parada específica. A empresa que fará o transporte será a Viação União Santa Cruz. As saídas de Santa Cruz estão marcadas para as 7h30, 9 horas, 10 horas, 11h20, 12 horas, 13h15, 13h30, 14h45 e 15h45. Já de Rio Pardo, para as 7h30, 8 horas, 8h30, 8h55, 10 horas, 11 horas,11h45, 12h15, 13 horas, 13h20, 14h30, 15 horas, 16h30, 17h15, 17h40 e 18 horas.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *